Morre Maguila, ícone do boxe nacional, aos 66 anos

Por Luiz Felipe Rodrigues - Rio Janeiro

Publicado há 1 semana ago

Compartilhar no WhatsApp

O ícone do boxe brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu, nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O ex-atleta sofria de demência pugilística. A doença, encefalopatia traumática crônica (ETC), é similar ao mal de Alzheimer. No entanto, sua causa se dá por repetitivos golpes na cabeça e afeta, principalmente, ex-atletas de boxe.

Irani Pinheiro, esposa do lutador, confirmou a morte a emissoras de TV. Ele ganhou o apelido Maguila por sua semelhança com um personagem de desenho animado.

O peso-pesado começou a carreira no esporte com a ajuda do narrador e empresário Luciano do Valle. O jornalista tinha uma empresa, a Luqui, que assessorava o atleta e o colocou para treinar com o famoso treinador americano Angelo Dundee, que dirigiu mitos do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.

Em 1995, Maguila foi campeão mundial da Federação Mundial de Boxe (FMB). Cinco anos depois, decidiu encerrar a carreira após derrota por nocaute para o brasileiro Daniel Frank.

Ao todo, Maguila sustentou um cartel de 85 lutas, sendo 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas. Além do Sul-Americano e do Mundial, o atleta conquistou o Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.

Compartilhar no WhatsApp

Por Luiz Felipe Rodrigues - Rio Janeiro

Publicado há 1 semana ago

Compartilhe nas redes sociais:

Search
Close this search box.

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.