A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia segue monitorando ações de arborização e reflorestamento em diferentes pontos da cidade. A principal iniciativa é a criação do Bosque São Pedro, no bairro Nova São Pedro, que será a maior área verde urbana da Região dos Lagos, com 20 mil metros quadrados destinados ao lazer, à arborização urbana e à qualidade de vida.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
A área, localizada ao lado da Secretaria Municipal de Educação, já passou pelo preparo do solo e está recebendo marcações para evitar o trânsito de veículos sobre as futuras mudas. O projeto prevê a implantação de playground, lago artificial, pista de caminhada com 800 metros, academia da terceira idade, banheiros, estacionamento acessível, calçadas adaptadas, arquibancada, área de piquenique, anfiteatro e cabine de segurança.
Além do Bosque, a equipe técnica da secretaria fiscaliza o andamento do plantio iniciado no Monte Celeste, no bairro São João, e o projeto de restauração florestal no Mirante do Poço Fundo, que tem como objetivo o reflorestamento de uma área de 34 mil m² — o equivalente a três campos e meio de futebol — com o plantio de cinco mil mudas nativas.
As ações são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano e contam com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho. Parte do plantio é fruto de medida compensatória ambiental firmada com a empresa BRZ Empreendimentos, responsável pelo loteamento Portal Jardim de Taurus.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforçou o compromisso com a preservação ambiental. “Estamos falando de projetos que promovem lazer e bem-estar, mas que, acima de tudo, representam investimento direto na qualidade de vida da população e no futuro sustentável da cidade”, afirmou.
O trabalho de fiscalização e plantio segue em andamento.
