Em meio à crescente tensão diplomática com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (5/8) que pretende entrar em contato diretamente com o presidente norte-americano, Donald Trump, para convidá-lo formalmente à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, na Amazônia.
“Pode ter certeza, eu vou telefonar para o Trump para fazer o convite para a COP30, quero ouvir o que ele tem a dizer sobre o clima. Terei a gentileza de fazer essa ligação. Só não vou ligar para o Putin porque ele não pode viajar”, afirmou Lula, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, realizada no Itamaraty.
O presidente destacou que a atitude é parte de um gesto diplomático de abertura e respeito. “Se ele decidir não vir, será por escolha própria. Não será por falta de educação, de charme ou de espírito democrático da nossa parte. O convite será feito”, acrescentou o petista.
A declaração surge em um momento delicado entre os dois países, após o governo norte-americano anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida entra em vigor na quinta-feira (7/8) e afetará principalmente setores estratégicos, como aço e alumínio.
A justificativa da Casa Branca é proteger a indústria local, mas o governo brasileiro criticou a decisão, classificando-a como protecionista e prejudicial à parceria bilateral. O episódio reacendeu discussões no Brasil sobre a importância de ampliar acordos com novos parceiros comerciais e reforçar a autonomia econômica do país.
