Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão um prazo de 60 dias para justificar a ausência, já que o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos. No caso de maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.
A justificativa pode ser feita no dia da eleição por meio do aplicativo e-Título, que estará disponível até o sábado (5). No dia do pleito, o download do aplicativo será suspenso para evitar instabilidades, sendo retomado na segunda-feira (7). Caso o eleitor não utilize o aplicativo, também há pontos físicos para realizar a justificativa.
Quem não justificar a ausência deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por turno. A ausência sem justificativa por três turnos consecutivos pode levar ao cancelamento do título, o que impede o eleitor de tirar passaporte, fazer matrícula em instituições públicas e tomar posse em cargos públicos.
A justificativa para o primeiro turno deve ser feita até o dia 5 de dezembro, e a ausência nos dois turnos conta como duas faltas.