WhatsApp
Brasil

Salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026, confirma Ministério do Planejamento

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026, valor R$ 103 acima dos atuais R$ 1.518. O reajuste, de 6,79%, passa a valer a partir de janeiro, refletindo no pagamento de fevereiro.

🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!

O cálculo do reajuste segue a regra que combina a inflação medida pelo INPC em 12 meses até novembro com o crescimento real do PIB de dois anos antes. Para 2026, conta o PIB de 2024, que avançou 3,4%. No entanto, a lei aprovada em dezembro do ano passado limita o aumento real do salário mínimo a 2,5%, teto estabelecido pelo arcabouço fiscal.

Dessa forma, o reajuste será composto por 4,4% de inflação (INPC divulgado pelo IBGE nesta quarta) somados a 2,5% de ganho real.

Impacto sobre a população

Segundo o Dieese, divulgado em nota técnica de janeiro, o salário mínimo serve de referência para 59,9 milhões de pessoas no país. O valor influencia não apenas trabalhadores formais, mas também aposentadorias e benefícios como o BPC, todos vinculados ao piso nacional.

O aumento também provoca efeitos indiretos na economia, ao elevar a renda média e o poder de compra da população.

Efeito nas contas públicas

O governo estima que cada R$ 1 de aumento no salário mínimo gera cerca de R$ 420 milhões em despesas no ano seguinte. O acréscimo de R$ 103 previsto para 2026 representa aproximadamente R$ 43,2 bilhões a mais em gastos obrigatórios.

Com a elevação dessas despesas, diminui o espaço para os chamados gastos discricionários — recursos usados em investimentos e políticas públicas.

Debate econômico

Economistas defendem que o piso dos benefícios previdenciários deixe de ser vinculado ao salário mínimo, passando a ser corrigido apenas pela inflação, como ocorreu durante o governo anterior. Para eles, isso possibilitaria reduzir o peso do aumento real nas contas públicas.

Salário mínimo necessário

O Dieese calcula que o salário mínimo necessário para suprir as despesas básicas de uma família de quatro pessoas deveria ter sido R$ 7.067,18 em novembro, valor 4,66 vezes superior ao piso nacional atual.

Notícias da região no seu WhatsAppGrupo só da cidade. Você sai quando quiser.Entrar no grupo

Por Vitor LoboMais do autor

Siga o CIC7

Notícias da Região dos Lagos no seu feed, o dia todo.

Mais sobre este assunto

SaúdeMédico influenciador é condenado a pagar R$ 100 mil por associar mamografia ao câncerHá 25 minEconomiaSenado aprova base de projeto que amplia instrumentos do governo para conter gastosHá 55 minPolíticaVieira critica afastamento de delegados de investigação sobre ministros do STFHá 3 h

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.