Parceria entre Brasil e China prevê ferrovia até porto no Peru

Por Caio Gervazoni - Rio Janeiro

Publicado há 12 meses ago

Compartilhar no WhatsApp

Os governos do Brasil e da China assinaram, nesta segunda-feira (7), um memorando de entendimento para estudar a viabilidade de uma ligação ferroviária entre o território brasileiro e o porto de Chancay, no Peru, com o objetivo de facilitar o escoamento de exportações brasileiras para o mercado asiático, especialmente a China.

🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!

A parceria foi firmada em cerimônia virtual. Pelo lado brasileiro, o acordo foi assinado pela empresa pública Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes. A contraparte chinesa é o Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico da China Railway. Estiveram presentes, na sede do ministério, em Brasília, autoridades do governo federal e representantes da embaixada da China. Os técnicos chineses participaram por videoconferência.

O projeto prevê que a ferrovia partirá da Bahia e atravessará os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, chegando ao território peruano até o porto de Chancay, na costa do Pacífico. A estimativa inicial do governo peruano é que a nova rota possa reduzir de 40 para 28 dias o tempo de transporte de mercadorias entre a América do Sul e a Ásia, diminuindo custos logísticos e ampliando a competitividade das exportações.

Inaugurado em 2024, o porto de Chancay foi financiado por investimentos chineses e integra a chamada Iniciativa do Cinturão e Rota, também conhecida como “Nova Rota da Seda”. Embora o Brasil não tenha aderido formalmente à iniciativa, o governo brasileiro entende que a parceria comercial consolidada com a China e os investimentos já em curso dispensam essa formalização.

Segundo o Ministério dos Transportes, o acordo terá validade inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação. A parceria prevê a realização de estudos conjuntos sobre logística e infraestrutura, com ênfase na intermodalidade e na sustentabilidade social, econômica e ambiental. Além das ferrovias, o diagnóstico abrangerá também rodovias e hidrovias.

De acordo com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, a assinatura do memorando representa “um passo estratégico para o setor de transporte no Brasil”. Ele destacou que o momento atual é mais favorável do que em tentativas anteriores. “Já tivemos estudos similares entre 2015 e 2016, que não avançaram por questões de contexto. Hoje, com o amadurecimento da nossa malha ferroviária, temos mais condições de desenvolver um projeto concreto.”

Ainda não há uma estimativa oficial sobre os custos do empreendimento. Essa definição será feita com base nos levantamentos técnicos a serem realizados ao longo dos próximos meses.

Compartilhar no WhatsApp

Por Caio Gervazoni - Rio Janeiro

Publicado há 12 meses ago

Compartilhe nas redes sociais:

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.