Um dos cometas mais significativos do século, o C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), apelidado de “Cometa do Século”, estará visível com maior nitidez em outubro, atingindo sua máxima aproximação da Terra no domingo, 13 de outubro. Segundo Filipe Monteiro, pesquisador do Observatório Nacional (ON), o cometa passará a uma distância de 70.724.459 quilômetros do nosso planeta, tendo atingido seu periélio (maior aproximação ao Sol) no final de setembro.
Monteiro alerta que ainda não há garantias de que o cometa será visível a olho nu, pois a intensidade do brilho desses corpos é imprevisível. É possível que binóculos ou telescópios sejam necessários para observar o fenômeno.
Para uma melhor visualização, recomenda-se escolher um local longe da poluição luminosa. O cometa poderá ser visto nas madrugadas, em direção ao horizonte leste, por volta das 4h30. Na segunda quinzena de outubro, ele será visível após o pôr do sol, no horizonte oeste, enquanto transita pelas constelações do Sextante, Serpente e Ofiúco.