O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), continuou sua agenda em Brasília nesta quinta-feira (6) com um encontro com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias. O objetivo da reunião foi a busca por agilizar o julgamento sobre o retorno de uma maior arrecadação de royalties do petróleo para a península buziana.
No último ano, o município sofreu uma dramática queda no recebimento desse recurso por parte da União. Nos dois primeiros meses desse ano, Búzios recebeu R$ 12.289.761,04. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado, foram R$ 25.528.221,09. Ou seja, uma baixa de 51,85%.
Por conta disso, a Prefeitura de Búzios entrou com um pedido na Justiça para reaver a arrecadação dos royalties. O processo corre no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília. Nesse sentido, à reportagem, Alexandre declarou que recebeu um bom feedback por parte da AGU para tentar ajudar na causa.
A agenda com o ministro veio através do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL). O parlamentar é um aliado de longa data do prefeito buziano e se mostra bem solícito às demandas da cidade. Assessores técnicos de Jorge Messias acompanharam a reunião.
Logo depois da reunião, nesta quinta mesmo, Alexandre voltou para Búzios. O prefeito chegou à capital federal na quarta-feira (5), quando se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.