Moradores do bairro São José, em São Pedro da Aldeia, denunciaram, nesta quinta-feira (6), um possível foco do mosquito Aedes aegypti. Segundo relatos, uma piscina localizada em um imóvel na Rua Manoel Moraes estaria sem tampa há semanas e com a água esverdeada, favorecendo a proliferação do vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A preocupação aumentou na vizinhança após uma idosa que reside na região ter sido diagnosticada com dengue, com confirmação feita pelo hospital. Diante do risco de novos casos, os moradores cobram providências das autoridades.
O Aedes aegypti é o transmissor de diversas doenças, entre elas a dengue, que pode evoluir para formas graves, além da zika, associada a casos de microcefalia em bebês, e da chikungunya, que pode causar dores articulares persistentes. A febre amarela urbana, também transmitida pelo mosquito, está erradicada no Brasil há décadas.
A população reforça a necessidade de fiscalização e medidas urgentes para eliminar possíveis criadouros e evitar a propagação da doença na região.