Suspeita de intoxicação por metanol em Niterói é descartada; caso de São Pedro da Aldeia segue em investigação

Por Caio Gervazoni - Rio Janeiro

Publicado há 4 meses ago

Compartilhar no WhatsApp

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES-RJ) descartou, nesta segunda-feira (6), o caso suspeito de intoxicação por metanol em uma moradora de Niterói. Uma segunda notificação, de um homem residente em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, segue em investigação. Segundo a pasta, o paciente está sendo monitorado e apresenta bom estado de saúde.

🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!

Diante do alerta para possíveis casos de álcool adulterado, o governo do estado iniciou a compra de kits com antídotos para tratar intoxicações por metanol. A primeira remessa de etanol farmacêutico, usado no tratamento, foi enviada ao Rio pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira.

A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância da agilidade no tratamento:

“Reforçamos a urgência de ter o antídoto no estado, porque o tempo é primordial para o sucesso do tratamento para a intoxicação. Nosso Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde monitora de perto as suspeitas registradas até o momento. Seguiremos trabalhando em prol da saúde da população fluminense. E recomendamos evitar bebidas de procedência duvidosa.”

O Hospital Estadual Anchieta, em Caxias, foi definido como unidade de referência para casos suspeitos. Os sintomas iniciais da intoxicação incluem visão turva, desconforto gástrico e sinais semelhantes à gastrite, mas o quadro pode evoluir para cegueira irreversível e até morte.

A SES-RJ orientou as unidades de saúde a ficarem atentas a sinais compatíveis e a encaminhar amostras suspeitas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), em parceria com a Unicamp.

Segundo o Ministério da Saúde, já foram registradas 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica no país — 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação. O boletim mais recente foi divulgado na noite desta segunda-feira (6).

Compartilhar no WhatsApp

Por Caio Gervazoni - Rio Janeiro

Publicado há 4 meses ago

Compartilhe nas redes sociais:

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.