Um ônibus da Viação Evanil foi assaltado na manhã desta quinta-feira (13) na Avenida Brasil, na altura de Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante a ação, os criminosos dispararam dentro do veículo, agrediram passageiros e entregaram uma munição ao motorista antes de fugir.
O coletivo fazia a linha Nova Iguaçu x Vila Isabel quando foi abordado pelos assaltantes, que roubaram pertences dos ocupantes e desembarcaram na altura da Cidade Alta, no Complexo de Israel. As vítimas foram levadas até a 20ª DP (Vila Isabel), onde prestaram depoimento. De acordo com relatos, um dos tiros atingiu a escada do ônibus e outro foi disparado para o alto.
Durante os 15 minutos de assalto, um passageiro foi obrigado a se deitar no chão, enquanto uma mulher foi agredida após entregar um celular secundário. Testemunhas afirmaram que um dos criminosos manteve uma arma apontada para o motorista, enquanto o outro recolhia os pertences dos passageiros. As câmeras de segurança do veículo foram quebradas pelos assaltantes.
O motorista do ônibus relatou já ter sido vítima de outros cinco assaltos durante o trabalho. Uma passageira contou que acordou assustada com o som de um disparo, pensando inicialmente se tratar de um confronto próximo.
A Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) lamentou o ocorrido e informou estar colaborando com as autoridades para a identificação dos responsáveis.
Casos Recentes
Este não foi um caso isolado. No dia 28 de fevereiro, um ônibus de turismo vindo de São Paulo foi roubado na mesma via, na altura de Ramos. Já em janeiro, criminosos assaltaram outro coletivo na altura da Penha, roubaram passageiros e efetuaram disparos, deixando uma mulher ferida.