O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), anunciou, na manhã desta quarta-feira (27), que R$ 243 milhões serão devolvidos ao governo estadual. O valor será utilizado para fortalecer o programa Segurança Presente, com foco na modernização e ampliação de sua infraestrutura.
Bacellar esteve no Palácio Guanabara, acompanhado pelo governador Cláudio Castro (PL), e destacou os investimentos que serão feitos com os recursos. “A verba será destinada a uma série de melhorias, incluindo bases tecnológicas modulares, drones cabeados, viaturas elétricas, câmeras avançadas e bicicletas elétricas”, afirmou o presidente da Alerj.
A renovação do Segurança Presente incluirá a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como câmeras de segurança com reconhecimento facial e térmico, para monitoramento de grandes áreas, especialmente durante a noite. O programa também contará com drones cabeados, capazes de operar por mais de 10 horas seguidas, e viaturas equipadas com câmeras 360 graus para vigilância abrangente.
Além disso, as bases do programa serão reforçadas com postes inteligentes, que combinam iluminação eficiente e vigilância avançada. Com esses investimentos, o Segurança Presente visa intensificar a presença e a eficiência da segurança pública no estado do Rio de Janeiro.