Alex Sandro está a caminho do Flamengo. O lateral-esquerdo, de 33 anos, aceitou a proposta do clube carioca neste domingo (25) e deve assinar contrato válido até dezembro de 2026. O anúncio oficial pelo Rubro-Negro é esperado para breve. Ele se torna o segundo reforço do Flamengo nesta janela de transferências, após a chegada do atacante Michael, que já estreou com gol na vitória sobre o Bragantino.
A negociação foi concretizada após um encontro entre Alex Sandro, o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, e o diretor executivo, Bruno Spindel, em Portugal. O lateral, que estava na Juventus desde 2015, não teve seu contrato renovado para a temporada 2024/25 e estava treinando nas instalações do Portimonense, em Portimão, Portugal.
A contratação de Alex Sandro atende a um pedido do técnico Tite, com quem o jogador trabalhou na Seleção Brasileira entre 2019 e 2022. Alex Sandro integrou o elenco nas Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar, mas só foi convocado para o torneio mais recente. Após a eliminação do Brasil nas quartas de final para a Croácia, ele não foi mais chamado para a Seleção.
Revelado pelo Athletico-PR, Alex Sandro ganhou destaque no Santos entre 2010 e 2011, onde conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, ao lado de jogadores como Neymar e Ganso. Posteriormente, transferiu-se para o Porto, onde atuou de 2011 a 2015 e conquistou dois títulos do Campeonato Português antes de se juntar à Juventus.
Com a camisa da Juventus, Alex Sandro acumulou cinco títulos do Campeonato Italiano, cinco Copas da Itália e duas Supercopas Italianas. Ele também esteve na final da Liga dos Campeões de 2017, quando a equipe italiana foi derrotada pelo Real Madrid por 4 a 1. Ao todo, disputou 327 partidas, marcou 16 gols e deu 31 assistências pelo clube italiano.
Pela Seleção Brasileira, Alex Sandro atuou em 40 partidas e marcou dois gols. Ele foi campeão da Copa América em 2019 e vice-campeão em 2021, além de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.