O estado do Rio de Janeiro começa a semana com previsão de chuva forte e persistente entre esta segunda-feira (19) e sexta-feira (23). Segundo o Climatempo, há risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, principalmente nas regiões Norte e Noroeste fluminense, devido à formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste mês.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
A ZCAS é caracterizada por uma extensa faixa de nuvens que se estende do Norte ao Sudeste do país e mantém o tempo instável, provocando volumes elevados de chuva. O fenômeno é típico do verão e um dos principais responsáveis pelos grandes acumulados registrados neste período.
De acordo com o Climatempo, o sistema começa a se organizar nesta segunda-feira, impulsionado pela circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera e pelo avanço de uma frente fria pelo litoral do Sudeste.
Na capital e na Região Metropolitana, a previsão indica temporais mais intensos na segunda e na terça-feira. Nesta segunda, o dia começa com sol e temperaturas que podem chegar a 36 °C, mas há previsão de chuva frequente e volumosa, com acumulado em torno de 60 mm. Na terça-feira, a temperatura cai para máxima de 27 °C, com chuva ao longo de todo o dia e volumes que podem chegar a 70 mm.
A instabilidade deve persistir até sexta-feira, com chuvas mais irregulares nos últimos dias. O Climatempo alerta que, no Norte e Noroeste do estado, os acumulados podem variar entre 200 mm e 400 mm em cinco dias, volume equivalente à média histórica de todo o mês de janeiro. Essas regiões já apresentam solo encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos.
Com a chuva intensa e prolongada, há possibilidade de transtornos como alagamentos, transbordamento de rios e canais, quedas de árvores e deslizamentos em áreas de encosta. Os temporais também podem vir acompanhados de ventos fortes, raios e eventual queda de granizo.
