Conta de luz fica mais cara em setembro com bandeira tarifária vermelha patamar 2

Por Vitor Lobo - Rio Janeiro

Publicado há 1 semana ago

Compartilhar no WhatsApp

A conta de luz ficará mais cara em setembro devido à ativação da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (31). A mudança adiciona um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A Aneel justificou a decisão pela previsão de escassez de chuvas e clima seco com temperaturas elevadas, que exigiram o acionamento das usinas térmicas, resultando em um aumento nos custos de operação do sistema elétrico. Esta é a primeira vez desde agosto de 2021 que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada. Desde abril de 2022, o Brasil vivia sob bandeiras verdes, com exceção de julho de 2024, quando foi ativada a bandeira amarela.

As bandeiras tarifárias, criadas em 2015, refletem os custos variáveis da geração de energia, indicando ao consumidor se a energia custará mais ou menos de acordo com as condições de geração. A bandeira vermelha, especialmente no patamar 2, é a que apresenta o maior custo adicional.

A Aneel reforça a importância do consumo consciente de energia durante esse período, alertando para a necessidade de evitar desperdícios que possam impactar o meio ambiente e a sustentabilidade do setor elétrico.

Compartilhar no WhatsApp

Por Vitor Lobo - Rio Janeiro

Publicado há 1 semana ago

Compartilhe nas redes sociais:

Search
Close this search box.

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.