O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (9), o esquema de segurança para o Rock in Rio, que acontecerá entre 13 e 22 de setembro na Cidade do Rock, Zona Oeste da capital. O plano inclui a atuação de 8 mil agentes de segurança, envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil e Operação Lei Seca.
“Não são só para coibir crimes, mas estaremos ali para orientar as pessoas. Muitas vezes são jovens que beberam e têm telefones caros. Orientamos como se preservar e tomar cuidado com esse crime muitas vezes silencioso que é o furto”, disse o secretário de segurança, Victor dos Santos.
A Polícia Militar mobilizará 5,2 mil policiais, 143 viaturas e 8 torres de observação, representando um aumento de 30% no efetivo em comparação à última edição do festival.
Um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel será instalado no BRT Parque Olímpico, equipado com câmeras de reconhecimento facial e drones. A Polícia Civil mobilizará 1.675 agentes, dos quais 714 focados exclusivamente no evento, com reforço nas delegacias e equipes especializadas em acolhimento de vítimas e combate a crimes como roubos e violência contra mulheres.
A Operação Lei Seca contará com 42 agentes e o Corpo de Bombeiros terá 600 profissionais em ação. A Prefeitura do Rio de Janeiro também implementará um esquema de trânsito restrito aos veículos oficiais e moradores cadastrados, com monitoramento por câmeras de reconhecimento de placas.