Sete banhistas ficaram feridos após serem atacados por um cardume de peixe-espada na noite de segunda-feira (20), na praia da Baleia, em Costazul, Rio das Ostras (RJ). Os jovens, que brincavam no mar, foram surpreendidos com mordidas nas pernas e tornozelos, causando cortes profundos.
Vídeos feitos após o ataque mostram as vítimas na areia tentando estancar o sangramento. Apesar da gravidade aparente, todos já foram liberados do Pronto Socorro Municipal da cidade.
Gerusa Barcelos, mãe de um dos feridos, Gustavo Barcelos, de 21 anos, relatou o susto: “Foi tudo muito rápido. Eles sentiram as mordidas e saíram do mar ao mesmo tempo. Muito sangue, mas, graças a Deus, nada grave.” Gustavo precisou levar quatro pontos no ferimento.
Segundo especialistas, a aproximação de cardumes de peixe-espada à costa é comum nesta época do ano, e a movimentação dos banhistas pode ter provocado o comportamento defensivo dos animais. “A recomendação é evitar movimentos bruscos ao encontrar cardumes”, explicou o biólogo Jhones Poubel.
Apesar do incidente, a praia da Baleia segue recebendo visitantes. A orientação é para que os frequentadores fiquem atentos às recomendações dos salva-vidas e mantenham a cautela na água
