Prefeitos da Região dos Lagos se juntaram, nesta terça-feira (18), para uma reunião emergencial com foco no combate à poluição da Lagoa de Araruama. Os chefes do Executivo de Iguaba Grande, Fabinho (CID) – também presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João; de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL); e de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL); marcaram presença.
Assim como eles, estiveram no encontro o secretário estadual de Ambiente e Saneamento, Bernardo Rossi; o presidente da Prolagos; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Renato Jordão; e o presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). Outros representantes também participaram, incluindo cidades como Araruama e Arraial do Cabo.
Durante a reunião, cada prefeito apresentou as dificuldades enfrentadas em seu município devido à poluição da lagoa. Como resultado, formou-se uma força-tarefa para intensificar o monitoramento ambiental. Além disso, o grupo também deve fortalecer a fiscalização e garantir investimentos em soluções definitivas.
Nesse sentido, o presidente da Prolagos se comprometeu a iniciar ações emergenciais imediatamente. Ele também deve apresentar, já na próxima semana, um plano de ação com medidas concretas para a melhoria da qualidade da água.
A força-tarefa terá apoio técnico do INEA e a regulação da Agenersa. Sendo assim, os trabalhos visam assegurar o cumprimento das medidas dentro dos prazos e a minimização dos impactos ambientais de forma eficaz.
As iniciativas incluem a ampliação da fiscalização sobre despejos irregulares, melhorias no sistema de saneamento e campanhas de conscientização sobre a preservação da Lagoa de Araruama. Ou seja, o objetivo é garantir a recuperação e preservação desse ecossistema, assegurando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a população da região.