Política em Off: Veja os bastidores exclusivos da Região dos Lagos nesta terça-feira (7)

Por Cic7 Redação - Rio Janeiro

Publicado à 2 semanas ago

Compartilhar no WhatsApp

NOVELA DA EDUCAÇÃO

O assunto do dia em Cabo Frio nesta terça-feira (7) foi a manifestação dos professores, que terminou em truculência por parte da Guarda Municipal contra servidores. Dentro da sede da Prefeitura, agentes chegaram a espirrar spray de pimenta nos servidores e, do lado de fora, chegaram a dar voz de prisão para representante do SEPE Lagos. O sindicato convocou uma paralisação de 24 horas pedindo por vários itens, como recomposição salarial. Em nota, a Prefeitura afirmou que, “diante da alteração dos ânimos por parte dos manifestantes e da tentativa de invasão do prédio público, a Guarda Civil Municipal, de forma pacífica, utilizou os meios necessários para a contenção dos manifestantes, que agiram com truculência”. O município também disse que concedeu aumento do piso salarial para os docentes I e II, com efeito a partir do pagamento deste mês de maio, além do enquadramento para os servidores. “A Prefeitura optou por não se reunir com o sindicato, pois entende que as reivindicações estão sendo atendidas por meio da comissão permanente dos diretores, em um diálogo contínuo”, apontou a Prefeitura. Com relação à paralisação, a Educação declarou que não registrou adesão ao movimento.

CLASSE POLÍTICA ACOMPANHA

A classe política cabo-friense acompanhou, atenta, a situação. O vereador Davi Souza (PP), por exemplo, esteve ao lado dos manifestantes no ato. A maioria dos presentes era formada por inativos e aposentados. Pessoas com deficiência também estavam no ato e foram reprimidos com o spray de pimenta após cantarem na porta do gabinete de Magdala Furtado (PV), na esperança de serem ouvidos. Por ordem atribuída ao secretário de Segurança e Direitos Humanos, André Magalhães, os agentes tentaram prender a professora Denize Alvarenga. “Só não prenderam porque Davi [Souza] interviu e falou com secretários que estavam lá na frente, e eles ligaram para o sec. de Segurança”, afirmou uma fonte da coluna.

CÂMARA DE OLHO

Momentos antes da confusão, esse tremendo ruído da educação cabo-friense já ecoava no parlamento. Na sessão desta terça-feira (7), o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), anunciou que, no dia 17 de maio, haverá uma Audiência Pública sobre Educação. O encontro vai tratar de temas que foram solicitados pelo Sindicato e pela comunidade escolar.

ROMÁRIO EM BÚZIOS

A secretaria da Pessoa com Deficiência de Búzios recebeu, nesta terça-feira (7), a visita do senador Romário (PL). O parlamentar veio de Brasília para conhecer as instalações da pasta e constatar as conquistas e projetos em prol da pessoa com deficiência na cidade. O prefeito buziano, Alexandre Martins (REP), recepcionou a visita, junto com o vereador Aurélio Barros e a atual secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Sant’Ana. Inclusive, foi ela que conduziu o senador pela estrutura. Na ocasião, o artista PCD Ezequiel Simas presenteou o senador com um quadro de sua autoria. “A presença do senador Romário, um dos defensores dos direitos da pessoa com deficiência, é fundamental para concretizar o ideal que queremos para nossa cidade: projetos e ações de políticas públicas para uma melhor qualidade de vida dos PCD’s e seus familiares”, disse Luciana.

BALANÇO DA SAÚDE

Com o retorno de Alexandre Martins à Prefeitura de Búzios, o servidor público Leônidas Heringer retomou o comando da secretaria de Saúde. Ele já tinha sido secretário da pasta, mas saiu do cargo no meio do ano passado. À coluna Política em Off, o secretário afirmou que gerir saúde é um dos maiores desafios da carreira de um profissional. O médico ressaltou que em sua gestão anterior, o município avançou bastante, como a inauguração das UBS de Geribá e Arpoador, dando cobertura de 100% de PSF e a implantação do serviço de hemodiálise no hospital. “Nesse retorno, o desafio se tornou maior. Muitos avanços duramente conquistados se perderam. Por exemplo, a fila de exames e cirurgias voltou a níveis que consideramos inaceitáveis e vamos trabalhar duro, com muita dedicação para trazer essas conquistas de volta á população”, se comprometeu. O secretário pontuou planos, como a implantação de uma metodologia de smart track de atendimento no hospital e a retomada das obras da maternidade. “24h num dia é pouco para nós”, declarou.

DIA DE VISITAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), passou a terça-feira (7) com o modo turbo ativado. Ao longo do dia, o chefe do Executivo teve reuniões internas, além de visitar as obras do novo cemitério municipal e acompanhar um mutirão de limpeza no Recanto do Sol, ao lado do vereador Márcio Soares (PL). “A gente não para. Vistoriei obras e, ao mesmo tempo, [estamos] preparando o aniversário de São Pedro da Aldeia, que é na semana que vem. A secretária de Educação já está organizando tudo para ao desfile cívico e a gente ainda tem o Fest Verão, que entra na fase final agora. É muita coisa ao mesmo tempo”, sintetizou o prefeito. Por falar no aniversário, a programação da festa traz a valorização dos artistas locais. A cidade chega aos 407 anos de fundação no próximo 16 de maio. Nesse sentido, a programação começa no dia do aniversário e segue até dia 18, com desfile cívico escolar, shows musicais e os jogos finais de beach soccer do 40º Fest Verão.

PRÉ-ESCOLA NO NOVO ARRAIAL

Outra cidade que está se preparando para fazer aniversário é Arraial do Cabo. Mas, assim como em São Pedro, nem só de festa se vive o Executivo nesse momento. Nesta terça-feira (7), o prefeito Marcelo Magno (PL) vistoriou as obras da pré-escola que está em construção em Novo Arraial. De acordo com o chefe do Executivo, o local “terá uma enorme importância para os distritos”. Marcelo afirmou à coluna que será uma unidade nova, “com acessibilidade, parquinho e toda infraestrutura para receber alunos e professores”.

PELA REABERTURA DO IML

A vereadora de Araruama Penha Bernardes (PL) usou as redes sociais nesta terça-feira (7) para falar de uma agenda que teve com o deputado estadual Márcio Canella (UNIÃO) e o secretário Estadual de Polícia Civil, Marcus Amim. Conforme a coluna Política em Off já tinha adiantado, a parlamentar busca a reabertura do IML em Araruama. “Sabemos o transtorno que muitas pessoas passam ao terem que se deslocar para outras cidades e por isso essa demanda é tão importante”, afirmou Penha. Na ocasião, a vereadora agradeceu ao deputado e ao secretário “pela recepção e por atenderem a essa solicitação, que com certeza facilitará e muito a vida da população”.

EXONERAÇÃO REPERCUTIU

A propósito de Penha, a parlamentar – que também é pré-candidata a prefeita – repercutiu a decisão da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), de exonerar o então secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Welliton Tavares, após o vazamento de um áudio. Na ocasião, o PM reformado solicita o uso da máquina pública – forças de segurança – para uma caminhada da pré-candidata do governo à Prefeitura, Daniela de Lívia (MDB). “Fomos surpreendidos por um vídeo da prefeita anunciando a exoneração do mesmo, como se essa decisão não tivesse partido dela. Isso tem sido recorrente no governo. No entanto, é mais fácil se desvincular de ações que possam ter consequências graves do que assumir abertamente o favorecimento à candidata atual com ações do próprio governo”, criticou Penha. Outro pré-candidato a prefeito, o empresário Sérgio Ribeiro (DC) também comentou a situação, mas criticou o que chamou de “politicagem”: “é muita conversa fiada e pouco trabalho em prol do crescimento de Araruama”.

COMEMORAÇÃO DE DOAÇÕES

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), voltou a usar as redes sociais nesta terça-feira (7) para falar da campanha em prol de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o chefe do Executivo comemorou a doação de mais de 200 fardos de água mineral pelo depósito do Michel, que fica no centro de Iguaba, para a causa. Só o número de mortos na tragédia que assola o estado sulista já passa de 95. A estimativa do governo gaúcho é que a chuva tenha afetado, pelo menos, 1,4 milhão de pessoas até agora.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Câmara de Saquarema recebeu, nesta terça-feira (7), uma audiência pública para finalizar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias relativas à Enel. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Abraão da Melgil. Na ocasião, a CPI convocou representante legal da concessionária para comparecer na Câmara para prestar os devidos esclarecimentos acerca das metas estabelecidas pela empresa no atendimento aos munícipes.

Compartilhar no WhatsApp

Por Cic7 Redação - Rio Janeiro

Publicado à 2 semanas ago

Compartilhe nas redes sociais:

Search
Close this search box.

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.