OBRAS DO HOSPITAL
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve, nesta sexta-feira (17), no bairro Morro do Milagre para acompanhar de perto o andamento das obras de construção do primeiro Hospital Municipal aldeense. Fábio estava acompanhado da secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, do chefe de gabinete, Fernando Frauches, e dos responsáveis pelo serviço. Realizada pela secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, a iniciativa conta com repasses da secretaria de Estado de Saúde. O investimento é de mais de R$ 15 milhões. Na ocasião, Pastel falou sobre a obra, que segue na fase de demolição das alvenarias antigas e da construção de novas estruturas. “O sentimento é de muita alegria ao ver o nosso futuro Hospital Municipal São Pedro da Aldeia saindo do papel. Nossa população merece um espaço digno para a realização de cirurgias e uma estrutura moderna para um atendimento de qualidade. Por isso, buscamos o apoio do Governo do Estado diversas vezes, trabalhamos incansavelmente na elaboração dos projetos e enfrentamos muitos desafios até conseguirmos a verba para tornar esse sonho possível”, afirmou o prefeito.

ESTRUTURA COMPLETA
Localizado às margens da Rodovia RJ-140, o novo equipamento de saúde será equipado com tecnologia de ponta e dividido em dois pavimentos. No primeiro, contará com clínica médica com cinco enfermarias, setor de isolamento com duas enfermarias, área de saúde mental com três enfermarias, clínica cirúrgica com três enfermarias; centro cirúrgico com duas salas, Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) com uma enfermaria, além de UTI, Núcleo Interno de Regulação (NIR), ouvidoria, serviço social e recepção. Já no segundo andar, serão instalados o almoxarifado, farmácia, laboratório, cozinha, refeitório, lavanderia, necrotério, sala de acolhimento, box de enfermagem, áreas para roupas limpas e sujas, além do departamento médico. Por sua vez, o Pronto-socorro Municipal continuará funcionando no local, como um anexo ao hospital, mas passará por uma reestruturação completa, atendendo às normas estabelecidas pela Anvisa. A unidade terá, ainda, um Centro de Imagens, equipado com aparelhos para exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.

A INAÇÃO DE DANIELA
A coluna Política em Off acompanha, diariamente, as movimentações da prefeita de Araruama, Daniela de Lívia (MDB). No entanto, para além de suas reuniões pontuais com secretários e, eventualmente, autoridades, a morosidade desse começo de governo está chamando atenção. É que, de concreto, nada foi feito, com exceção de uma obra de R$ 500 mil sem licitação no gabinete dela. O secretariado segue incompleto, obras estão paradas pela cidade e a impressão que dá é que, caso algo vá acontecer, vai ser só depois do Carnaval. Para uma chefe do Executivo que assumiu com a casa em ordem, segundo a própria fez questão de destacar em diversos momentos, está faltando pegar no tranco.

CAMPANHA DO IPTU
Não é novidade para ninguém a luta que vem sendo a administração do prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), contra o colapso financeiro que a cidade enfrenta. Muito por conta disso, o chefe do Executivo está engajado na campanha do IPTU, para que o município possa ter mais dinheiro em caixa e honrar suas dívidas. Em vídeo, nesta sexta-feira (17), Serginho pediu o apoio da população, reforçando que o pagamento à vista, até 31 de janeiro, tem 10% de desconto. “Cada contribuição faz a diferença para o futuro de Cabo Frio. Esse recurso será usado para investir na nossa cidade, nas melhorias que todos nós queremos ver. É rápido e fácil, acesse o site da Fazenda, emita seu boleto e pague no prazo”, convidou o prefeito.

NOVA ESTRUTURA DA CÂMARA
Ainda em Cabo Frio, na sessão desta quinta-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal aprovaram dois projetos que reforçam a transparência e a eficiência administrativa: o Projeto de Resolução 001/2025 cria a Ouvidoria Parlamentar Municipal; e o Projeto de Lei Complementar 001/2025 reorganiza a estrutura administrativa da Câmara e reestrutura o setor de Controladoria-Geral do Legislativo. Com a criação da Ouvidoria, uma iniciativa do presidente da Câmara, Vaguinho (PL), a população contará com um canal direto para registrar denúncias, relatar casos de abuso de poder, apontar o mau funcionamento dos serviços públicos legislativos e administrativos, além de sugerir melhorias. A Ouvidoria também será responsável por encaminhar essas manifestações aos órgãos competentes, promovendo um diálogo mais próximo entre a sociedade e o Legislativo. O novo canal de comunicação estará integrado à Controladoria-Geral do Legislativo, um setor reformulado como parte do projeto de reforma administrativa desenvolvido pela Mesa Diretora. Outros departamentos, como almoxarifado, patrimônio e setores contábeis, também passaram por reestruturação. “A Câmara deve ser um exemplo de compromisso com a transparência e a eficiência. Estamos estruturando um órgão interno de controle que garante ainda mais alinhamento entre as ações da Casa e os interesses da população”, declarou Vaguinho. Após a aprovação, os projetos foram enviados para a sanção do prefeito e já foram publicados no Diário Oficial desta quinta-feira (16).

LANÇAMENTO DA PRIMEIRA OBRA
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho (CID), visitou, nesta sexta-feira (17), o bairro Arrastão das Pedras. Na Rua Lafaiete Cabral, já começam os preparativos para a primeira obra do novo governo. O projeto prevê a construção de um anel viário que conectará todos os bairros, transformando a mobilidade urbana e oferecendo mais rapidez e segurança para os moradores. Durante a visita, Fabinho destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade. Além disso, pediu o apoio da população ao novo planejamento de obras, que será implementado simultaneamente em diversos bairros. “Estamos iniciando a primeira pavimentação da nossa gestão com muita alegria. Nosso objetivo é interligar Iguaba Grande de forma eficiente, garantindo que todos tenham acesso a um transporte mais ágil e seguro”, afirmou o prefeito.

AGENDA DE VISITAS
Por falar em visitas, a prefeita de Saquarema, Lucimar (PL), esteve, nesta sexta-feira (17), na sede da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. No local, ela foi recebida pelo titular da pasta, Wellington Guimarães. A vice-prefeita, Drª Raquel (UNIÃO), acompanhou a agenda, que é mais uma daquelas com o objetivo de promover interação entre a nova chefe do Executivo, as secretarias e suas respectivas equipes.

FESTA NA CRECHE DO VOVÔ
Além disso, Lucimar e Raquel também foram para Jaconé, participar do aniversário de 1 ano do Centro Dia. O espaço, conhecido como Creche do Vovô, oferece atividades diversas, como aulas de pintura, artesanato, oficinas de horta, espaço da beleza, pilates, atividades físicas, atendimento psicossocial, serviços de enfermagem, além de todo o acompanhamento nutricional. O objetivo é proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos independentes e semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou parte dele. A primeira unidade do programa na cidade foi inaugurada no bairro Asfalto Velho, em 2022.

O ASSUNTO É TURISMO
Uma reunião de grande relevância, nesta quinta-feira (16), contou com representantes das secretarias buzianas de Turismo, Pesca e Ambiente, Colônia dos Pescadores, receptivos e agências marítimas no auditório da secretaria de Turismo. O encontro teve como foco principal a busca por um ponto alternativo de fundeio para transatlânticos e outras questões relacionadas ao ordenamento costeiro e estudos ambientais. Foram apresentados dados e argumentos sobre a importância de garantir que as operações marítimas sejam conduzidas de forma a minimizar impactos ao ambiente e respeitar as dinâmicas das comunidades locais, especialmente os pescadores que dependem diretamente dos recursos costeiros. De acordo com o secretário de Turismo, Thomas Weber, “a integração dos setores envolvidos é indispensável para que possamos atender à crescente demanda turística sem negligenciar a conservação do meio ambiente. O turismo é uma fonte vital de renda, mas deve ser conduzido com responsabilidade”. Ao final da reunião, ficou estabelecido o compromisso de realizar novos encontros e aprofundar os estudos necessários para avançar na implementação de soluções viáveis e equilibradas.

COMUNICAÇÃO SOB NOVA DIREÇÃO
A chegada de Edmilson Félix à coordenadoria de Comunicação de Arraial do Cabo tem sido comemorada internamente pela equipe, que destaca sua experiência e competência. Reconhecido na Região dos Lagos por sua atuação como locutor, Edmilson já ocupou a secretaria de Governo, Comunicação e Eventos do município em 2016, período em que liderou projetos significativos na área. De volta à administração pública no segundo mandato do prefeito Marcelo Magno (PL), Edmilson assume o desafio de coordenar a comunicação da cidade, trazendo consigo a expertise adquirida em anos de trabalho. Nos bastidores, o clima é de confiança e otimismo para os próximos passos.