ROSSI EM ARARUAMA
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (MDB), recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, que concedeu a licença ambiental permanente ao Botânico das Asas, uma área que foi construída para que os moradores tivessem mais contato com o meio ambiente. Durante o encontro, a prefeita Daniela Soares também solicitou a ampliação do Programa Limpa Rio para o município, um programa do Governo do Estado, voltado para a limpeza e desassoreamento de rios, lagos e córregos, lançado em 2020. “A gente combinou de ampliar essa parceria e manter o programa por um período maior, para que a gente possa de fato atender a toda a demanda do nosso município. Foi uma reunião muito proveitosa, é muito importante essa parceria, e é muito importante a gente conseguir as licenças e ampliar o Programa Limpa Rio, pois temos uma grande Área de Proteção Ambiental na nossa região por causa da Lagoa e do oceano”, afirmou a prefeita. O secretário endossou a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura para ampliar o Programa Limpa Rio e reforçou a importância ambiental do município e da Lagoa de Araruama no estado. “Nós já trouxemos uma boa notícia que é a licença definitiva para o Botânico das Asas. É muito importante essa parceria entre a secretaria, o Inea e a Prefeitura. Nós saímos daqui com um compromisso de ampliar o Programa Limpa Rio. A prefeita vai fazer um cronograma onde nós vamos aprovar juntos”, garantiu o secretário. A reunião contou também com a equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente, representantes do Inea e do S.O.S Lagoas.

SOLUÇÕES PARA A FALTA D’ÁGUA
Outra agenda de Daniela nesta sexta-feira (14) foi uma reunião com Rodrigo Macool, diretor da concessionária Águas de Juturnaíba. A prefeita exigiu uma solução definitiva para acabar com a falta d´água no município e melhorar o abastecimento em Araruama. “Cobramos melhorias na distribuição à concessionária e eu exigi uma solução definitiva para o problema da falta d´água em Araruama. E o Rodrigo se comprometeu a solucionar essa falha no abastecimento nos próximos dias e, principalmente nos feriados, quando recebemos um número maior de pessoas na cidade. A Prefeitura junto com a Águas de Juturnaíba tem esse compromisso com a população para que a gente possa de fato solucionar a falta d´água no município”, afirmou a prefeita. Além dos representantes da concessionária, a reunião contou ainda com o presidente da Câmara, Magno Dheco (MDB), e os vereadores Walmir Belchior (REP) e Anderson Moura (PL). A Águas de Juturnaíba informou que, durante o período de Carnaval, houve um aumento significativo na demanda de água, ocasionado pela intensa onda de calor e pelo maior fluxo de turistas na região, o que gerou algumas instabilidades no sistema de distribuição de água. Diante deste cenário, a concessionária trabalhou sem medir esforços para minimizar os impactos. O fornecimento de água já foi regularizado, restando apenas situações pontuais. Nos últimos quatro anos, a concessionária investiu aproximadamente R$ 120 milhões exclusivamente no sistema de água e a previsão é de que sejam investidos mais R$ 175 milhões nos próximos anos, com foco em melhorias em todo o sistema de abastecimento e na qualidade do serviço prestado à população.

SEMINÁRIO NO RIO
A propósito de Araruama, o subsecretário de Assistência Social, Luciano Bragança de Carvalho, e o coordenador do FMAS, Ian Soares Favoreto Fagundes, participaram, nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, do Seminário de Gestão Orçamentária e Financeira no SUAS, um evento fundamental para o aprimoramento da administração dos recursos destinados à Assistência Social no Brasil. O encontro reúne importantes autoridades da área, incluindo José Arimatéia, Diretor do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social, e a Secretária Estadual de Assistência Social, Rosângela Gomes. Durante o evento, estão sendo debatidas estratégias para fortalecer a execução orçamentária no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo maior eficiência e impacto positivo na vida dos cidadãos que dependem dessas políticas públicas.

ATOS EM PROL DA LAGOA
Ainda sobre a visita de Bernardo Rossi na Região dos Lagos nesta sexta-feira (14), o secretário de Ambiente e Sustentabilidade também esteve em busca de soluções para a atual situação da Lagoa de Araruama. Rossi foi recebido pelos prefeitos de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL); e de Iguaba Grande, Fabinho (CID). Representantes de Arraial do Cabo e Cabo Frio, além de autoridades de empresas e órgãos ligados ao tema estiveram presentes. O grupo foi até a localidade do Camerum, no bairro Mossoró, uma das áreas mais afetadas da lagoa. No local, já está funcionando uma máquina escavadeira retirando os cordões de areia que impedem a circulação de água. O maquinário também realiza limpeza na orla do local. A iniciativa foi um pedido do prefeito Fábio do Pastel, com recursos do Comitê Intermunicipal Bacia Lagos São João, e licença cedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Acompanharam a visita técnica, o secretário aldeense de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, junto ao secretário adjunto de Pesca, Breno dos Santos. O município também conta com o apoio do Governo do Estado, com uma equipe realizando a limpeza manual da laguna. Os funcionários utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e trabalham pelo programa Limpa Rio Social. A iniciativa tem o apoio da Prolagos com caminhão e retroescavadeira para enviar o material coletado para destinação final.

COMITIVA DE PESO PRESENTE
Os secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior; de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; o chefe de gabinete, Fernando Frauches e o assessor Edmilson Bittencourt também participaram do encontro. Também integraram a comitiva de autoridades, representantes do Legislativo Municipal, dos municípios de Iguaba Grande e Arraial do Cabo, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e da concessionária de água e esgoto, Prolagos.

EMPRESA DE LOGÍSTICA NA ALDEIA
Em outra frente de trabalho, Fábio do Pastel assinou o termo de permissão de uso para a instalação do Centro de Distribuição da empresa de logística Edilan Transportes. No encontro, nesta sexta-feira (14), foi comentado que a previsão é que as operações comecem até maio deste ano. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, destacou que o município aldeense é um grande polo para novos negócios. “É com grande alegria que a nossa cidade recebe mais um empreendimento, que vai gerar, inicialmente, de 50 a 70 empregos e já com previsão de dobrar isso em menos de um ano. São Pedro da Aldeia está sempre de portas abertas para novas empresas”, ressaltou. O secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, e o chefe de gabinete, Fernando Frauches, também participaram do encontro.

PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE
Além de receber Bernardo Rossi em São Pedro da Aldeia, o prefeito de Iguaba Grande teve mais uma agenda, nesta sexta-feira (14), dedicada ao meio ambiente. Fabinho visitou a Praia da Ponta da Farinha, localizada na Área de Preservação Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), para iniciar estudos de melhoria no acesso ao local. Durante a visita, guiada pelo responsável do núcleo de Iguaba Grande, Eugênio, foram discutidas medidas para garantir maior acessibilidade sem comprometer a preservação do ecossistema, incluindo a instalação de câmeras de segurança, lixeiras e banheiros químicos. “Iguaba Grande é privilegiada com paisagens incríveis como a Ponta da Farinha. Nosso objetivo é tornar esse espaço mais acessível de forma sustentável, incentivando o turismo e movimentando a economia local sem deixar de lado a preservação ambiental”, afirmou o prefeito. A visita contou com a presença dos secretários de Segurança e Ordem Pública, Alexandre Ramos; de Pesca, Leandro Coutinho; e do Meio Ambiente, Júnior Guimarães.

‘ATÉ LOGO’ DA MANOELA
A ex-prefeita de Saquarema e atual secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, anunciou nesta sexta-feira (14) que se afastará temporariamente do cargo para dedicar-se a questões pessoais. O anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais, ao lado da prefeita Lucimar (PL), que demonstrou total apoio à decisão. Manoela explicou que o afastamento de dois meses, com previsão de retorno em 12 de maio, deve-se a dois compromissos pessoais: o início da vida universitária de sua filha, Isa, no Rio de Janeiro, e a conclusão de um curso iniciado durante sua gestão como prefeita. “Não acho justo estar nomeada e não estar presente. Preciso estar mais próxima da minha filha nesse momento e finalizar o curso que comecei”, afirmou. Apesar do afastamento, Manoela garantiu que continuará acompanhando os trabalhos da secretaria de forma remota, respondendo mensagens, atendendo solicitações e participando de reuniões online. Em suas redes sociais, Lucimar também expressou carinho e apoio à secretária, escrevendo: “Isso é apenas um até breve! Te espero de braços abertos, não demore”. Manoela Peres foi prefeita de Saquarema entre 2017 e 2024 e, após deixar o cargo, assumiu a Secretaria de Governança e Sustentabilidade, tornando-se uma das principais aliadas políticas da prefeita Lucimar.

REUNIÃO COM O SECRETARIADO
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), após um balanço dos primeiros meses da atual gestão, reuniu todo secretariado para um bate papo e propor mais ações entre eles nesta sexta-feira (14). Na pauta, as apresentações dos novos secretários e um balanço dos primeiros meses da atual gestão, que teve início em plena alta temporada da badalada península. Durante a reunião, Alexandre propôs mais interações entre os secretários, além de programarem ações em conjunto para alcançarem mais êxito e benefícios a população.

ACESSO AO ESPORTES
Ainda em Búzios, a secretaria de Lazer e do Esporte está avançando na ampliação do acesso da população às modalidades esportivas olímpicas. Em uma reunião estratégica com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o secretário Diego Neves discutiu novas possibilidades para o desenvolvimento do esporte no município, visando incentivar talentos locais e oferecer mais oportunidades para crianças, jovens e adultos. A filosofia da Prefeitura de Búzios é de reconhecer a importância das políticas públicas que realmente chegam à população e fazem a diferença no dia a dia dos cidadãos. “Projetos esportivos bem estruturados fortalecem a comunidade, incentivam a participação social e criam novas perspectivas para as próximas gerações”, disse o município.

CABO FRIO EM CONFERÊNCIA ESTADUAL
A Prefeitura de Cabo Frio esteve representada na Conferência Estadual do Meio Ambiente 2025, realizada na última quarta-feira (12), no Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades e especialistas para discutir questões ambientais e mudanças climáticas, com o objetivo de encontrar soluções para os desafios ambientais do futuro. O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, representou o prefeito Dr. Serginho (PL) e destacou a importância de Cabo Frio na luta contra as mudanças climáticas. Ele reforçou a relevância de se ter uma secretaria dedicada ao clima, especialmente diante dos desafios enfrentados pela cidade, como o aumento das temperaturas nas últimas semanas. “Com as altas temperaturas que temos enfrentado, é cada vez mais urgente que os municípios tomem medidas efetivas para proteger o meio ambiente e a qualidade de vida de seus cidadãos. A criação da secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima é um passo importante para que possamos tratar essas questões com a seriedade que elas merecem. É fundamental desenvolver políticas públicas eficazes, reduzir os impactos climáticos e promover ações concretas que protejam nossa cidade e o planeta”, afirmou Nogueira.

ASSUNTO DA SEMANA
Diante do caso de grande repercussão na cidade envolvendo a fiscal de postura Michele da Silva Correa, a Prefeitura de Arraial do Cabo emitiu uma nota oficial para esclarecer a situação. Michele, que já foi expulsa da Polícia Militar e é investigada por suposta atuação como “matadora de aluguel”, foi presa após uma tentativa frustrada de homicídio contra um lutador em Cabo Frio, na qual acabou gravemente ferida após reagir à vítima. A administração municipal destacou que Michele é servidora concursada desde 2017 e não ocupa cargo de confiança no governo. A Prefeitura afirmou que, após ser oficialmente notificada, promoverá o afastamento da servidora por questões de zelo público, aguardando a conclusão do processo judicial para tomar as medidas administrativas cabíveis, conforme a legislação. O caso, que chocou a região, continua sob investigação das autoridades competentes.