Fábio do Pastel e Fabinho recebem secretário estadual para falar sobre Lagoa de Araruama

Por Luiz Felipe Rodrigues - Rio Janeiro

Publicado há 1 mês ago

Compartilhar no WhatsApp

Em mais uma ação em busca de soluções para a atual situação da Lagoa de Araruama, os prefeitos Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia; e Fabinho (CID), de Iguaba Grande, receberam o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (14), em São Pedro da Aldeia, e reuniu ainda representantes de Arraial do Cabo e Cabo Frio, além de autoridades de empresas e órgãos ligados ao tema.

Fábio do Pastel levou as autoridades presentes à localidade do Camerum, no bairro Mossoró, uma das áreas mais afetadas da lagoa. No local, já está funcionando uma máquina escavadeira retirando os cordões de areia que impedem a circulação de água. O maquinário também realiza limpeza na orla do local. A iniciativa foi um pedido de Fábio do Pastel, com recursos do Comitê Intermunicipal Bacia Lagos São João, e licença cedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Acompanharam a visita técnica, o secretário aldeense de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, junto ao secretário adjunto de Pesca, Breno dos Santos. “Essa parceria com o Comitê é extremamente importante, a pedido do nosso prefeito Fábio do Pastel, pois é uma obra que demandava um recurso maior. Também integra o pacote de ações, a retirada de material acumulado na orla do Camerum e Mossoró”, destacou Mario Flavio Moreira.

Apoio do Governo do Estado à Lagoa de Araruama

O município também conta com o apoio do Governo do Estado, com uma equipe realizando a limpeza manual da laguna. Os funcionários utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e trabalham pelo programa Limpa Rio Social. A iniciativa tem o apoio da Prolagos com caminhão e retroescavadeira para enviar o material coletado para destinação final.

Outra ação realizada na cidade é a retirada de algas vivas no meio da laguna pelos pescadores. A iniciativa foi um pedido dos próprios pescadores ao Comitê de Bacias Lagos São João com recursos da Prolagos, por meio de um termo de cooperação técnica com os gancheiros do Camerum.

Os secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior; de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; o chefe de gabinete, Fernando Frauches e o assessor Edmilson Bittencourt também participaram do encontro.

Também integraram a comitiva de autoridades, representantes do Legislativo Municipal, dos municípios de Iguaba Grande e Arraial do Cabo, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e da concessionária de água e esgoto, Prolagos.

Compartilhar no WhatsApp

Por Luiz Felipe Rodrigues - Rio Janeiro

Publicado há 1 mês ago

Compartilhe nas redes sociais:

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.