Aprovação do governo Lula empata com desaprovação, aponta pesquisa Quaest

Por Vitor Lobo - Rio Janeiro

Publicado há 3 semanas ago

Compartilhar no WhatsApp

Uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que a aprovação ao governo Lula voltou a empatar tecnicamente com a desaprovação, dentro da margem de erro: 48% dos brasileiros aprovam a gestão petista, enquanto 49% desaprovam. Esta é a primeira vez, desde janeiro, que os dois indicadores se igualam tão de perto.

🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!

No início do ano, a desaprovação era de 49% e a aprovação de 47%. Entre fevereiro e setembro, os indicadores mostravam maior desaprovação, com pico em maio, quando 17 pontos separavam avaliação negativa (57%) da positiva (40%).

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre 2 e 5 de outubro, com margem de erro de 2 pontos e nível de confiança de 95%.

Destaques por segmentos:

  • Gênero: Mulheres voltaram a aprovar mais Lula que desaprovar: 52% a 45%. Entre homens, a desaprovação segue predominante, mas dentro da margem de erro.
  • Idade: Entre 35 a 59 anos, houve empate técnico com aprovação passando a liderar (51% a 46%). No público de 60 anos ou mais, 50% aprovam e 46% desaprovam.
  • Renda: Mais ricos (5 salários mínimos ou mais) apresentam empate: 52% desaprovam e 45% aprovam, revertendo cenário anterior de maior desaprovação (60% a 37%).
  • Religião: Católicos aprovam mais o governo (54% a 44%), enquanto evangélicos desaprovam em maior número (63% a 34%).
  • Bolsa Família: Entre beneficiários, aprovação chega a 67%, com desaprovação de 31%. Entre não beneficiários, 53% desaprovam e 44% aprovam.

Avaliação geral do governo: 33% consideram a gestão positiva, 37% negativa e 27% regular. Apenas 3% não souberam responder.

O levantamento também avaliou a percepção sobre a economia e ações internacionais: 49% acreditam que Lula saiu mais forte após encontro com Trump, e 79% são favoráveis à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

A pesquisa indica uma estabilização da avaliação do governo Lula, com empate técnico entre aprovação e desaprovação e variações significativas entre segmentos da população.

Compartilhar no WhatsApp

Por Vitor Lobo - Rio Janeiro

Publicado há 3 semanas ago

Compartilhe nas redes sociais:

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.