O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, esteve a poucos metros do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, durante a cerimônia de posse do novo presidente do Irã, Masud Pezeshkian, nesta terça-feira (30). Imagens divulgadas pela TV Press, do Irã, mostram Alckmin sentado na mesma fileira que Haniyeh, a apenas três cadeiras de distância.
O assassinato de Haniyeh ocorreu na madrugada seguinte à cerimônia, enquanto o líder do Hamas estava hospedado em uma residência para veteranos de guerra no norte de Teerã, segundo a mídia estatal iraniana. O ataque que resultou na morte de Haniyeh também vitimou um de seus guarda-costas.
O novo presidente do Irã, Pezeshkian, expressou seu pesar pela morte de Haniyeh em uma mensagem no X (ex-Twitter), dizendo: “Ontem levantei sua mão vitoriosa e hoje tenho que enterrá-lo nos ombros.”
Geraldo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, participou da posse em representação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante sua visita ao Irã, Alckmin está programado para se encontrar com empresários da Câmara de Comércio do Irã nesta quarta-feira (31) e também terá uma reunião com o novo presidente.
Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou oficialmente sobre o assassinato de Ismail Haniyeh. A situação continua a se desenvolver, e a ausência de um comentário oficial do Brasil reflete a complexidade e a sensibilidade do contexto internacional em que o incidente ocorreu.
O Vice-Presidente do Brasi, Alckmin, esteve presente ao lado de Ismail Haniyeh, lider do Hamas, na cerimônia de posse no Irã, enquanto Deputados iranianos gritavam “morte aos EUA / morte a Israel”. Vídeo:
