Venezuelanos se manifestaram contra a reeleição de Nicolás Maduro, derrubando uma estátua do ex-presidente Hugo Chávez, mentor de Maduro, em um protesto significativo nesta segunda-feira (29).
O que aconteceu
Manifestantes contrários a Maduro se reuniram em uma praça de Falcón, no litoral venezuelano, para derrubar uma estátua de Hugo Chávez. Um vídeo registrou o momento exato da queda do monumento.
O ato foi um protesto contra o resultado das eleições na Venezuela, anunciado na madrugada de segunda-feira (29), que declarou Nicolás Maduro como presidente reeleito. Os manifestantes contestam a vitória de Maduro, que obteve 51% dos votos, contra 44% do principal opositor, Edmundo González.
Em todo o país, protestos ocorreram com cartazes incendiados, outdoors derrubados e marchas pelas ruas de Caracas. “Vai cair, vai cair, este governo vai cair”, gritavam os manifestantes, mesmo sob chuva. Panelaços também foram registrados.
As manifestações aconteceram simultaneamente à proclamação de Maduro como presidente pelo Conselho Nacional Eleitoral. Os resultados foram contestados por diversos países, incluindo Peru, Panamá, Colômbia e Brasil.
Maduro, no poder desde 2013, havia alertado para um “banho de sangue” caso a oposição ganhasse as eleições e afirmou: “Que ninguém vá tentar bagunçar o país (…) Paz para a Venezuela”.