Uma torcedora do Avaí foi flagrada em falas racistas e xenofóbicas durante a partida contra o Remo pelo Brasileirão Série B , no último sábado (15), na Ressacada, em Florianópolis. Em um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, ela aparece dizendo frases como “olha a tua cor” e “vão embora de jegue?”. Um homem próximo também profere ataques xenofóbicos, enquanto outro tenta alertá-la.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
A mulher foi identificada como Ana Costa, que se manifestou por meio de sua advogada afirmando que o episódio “não reflete seus valores pessoais” e negando qualquer tipo de preconceito. As falas motivaram manifestação de entidades e a abertura de procedimento pela 40ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, que apura possível crime de racismo em decorrência de xenofobia.
O Avaí repudiou o episódio, declarou alinhamento com as autoridades e informou que a torcedora e o homem que aparece no vídeo terão os acessos a jogos e atividades do clube suspensos por tempo indeterminado. Em nota, reforçou que “o racismo é um crime grave que não pode ser tolerado dentro ou fora dos estádios”.
O Clube do Remo também se manifestou, classificando o caso como “repugnante” e cobrando punição aos responsáveis. A Federação Paraense de Futebol acionou a CBF e a Federação Catarinense de Futebol, que igualmente condenaram o episódio e pediram responsabilização.
O caso segue em apuração.
