A Polícia Civil do Rio investiga se Philippe Marques Pinto, de 29 anos, ligado ao Comando Vermelho (CV), está fazendo uma espécie de “intercâmbio de guerra” na Europa para aprender técnicas de combate e aplicar no Brasil. A apuração ganhou força após a divulgação de um vídeo em que ele aparece manipulando e desmontando um fuzil, enviando “um forte abraço” a supostos chefes da facção no Grande Rio.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
Segundo a Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), Philippe viajou três vezes para Portugal desde 2023. Na última ida, em 9 de setembro de 2025, não há registro de retorno ao Brasil. A suspeita é que ele tenha seguido de lá para a Ucrânia, país em conflito com a Rússia desde 2022.
Fotos que circulam entre setores de inteligência mostram Philippe usando uniforme com a bandeira ucraniana. Em outro registro, ele diz a frase: “Comando Vermelho puro e sem mistura”.
As viagens identificadas pela Ssinte são:
• 26 de junho de 2023 – retorno após seis meses;
• 20 de junho de 2024 – permanência de um ano;
• 9 de setembro de 2025 – sem retorno registrado.
O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Philippe possui anotações por tráfico de drogas e agora também responderá por apologia ao tráfico e associação para o tráfico.
No Rio, ele seria ligado a Antonio Hilário Ferreira, o Rabicó, apontado como um dos principais chefes do CV e do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.
