Cerca de 60 turistas e visitantes que acompanhavam o nascer do sol no Mirante Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, viveram momentos de pânico na madrugada desta terça-feira (23) após o início de um intenso tiroteio na comunidade Santa Marta.
O confronto começou pouco depois das 4h, quando equipes da Polícia Civil iniciaram mais uma fase da Operação Contenção, ação que busca combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e atingir a estrutura financeira da facção criminosa.
Com o aumento da troca de tiros, turistas e guias precisaram buscar abrigo e se deitar no chão para se proteger dos disparos. As rajadas podiam ser ouvidas em diferentes pontos de Botafogo, enquanto explosões e o sobrevoo de helicópteros aumentavam a sensação de medo entre os presentes.
O fotógrafo Ari Kaye, que estava no local, descreveu a situação como uma das mais violentas que já presenciou no mirante.
“Por volta das 5h40 começou um tiroteio absurdo, parecia uma guerra, com granadas sendo lançadas. Os turistas e guias tiveram que deitar no chão. Foi muito assustador e desesperador”, relatou.
Segundo ele, havia visitantes de diversas nacionalidades no local, incluindo argentinos e chilenos, que ficaram assustados com a intensidade do confronto.
“Teve muito tiro de fuzil, granadas, bombas e dois helicópteros sobrevoando bem baixo a comunidade. Trabalho há anos com isso e nunca presenciei algo tão agressivo”, afirmou.
O Mirante Dona Marta é um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital fluminense, oferecendo vista privilegiada do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara.
Apesar do susto, não houve registro de turistas feridos no local. A operação policial seguiu ao longo da manhã na comunidade Santa Marta.
VEJA TAMBÉM:
Briga em valão deixa mulheres seminuas e termina com uma delas quase afogada. Veja o vídeo:
Entregador é executado a tiros em Araruam e deixa filha de apenas dois meses
