A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro está em negociações com o governo dos Estados Unidos para que o Comando Vermelho (CV) seja reconhecido como uma organização criminosa transnacional. A medida tem como objetivo fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas no estado.
Um documento de agosto de 2024, revelou que a Polícia Militar sugeriu o envio de relatórios de inteligência sobre as operações do CV no exterior, além da proposta de um acordo de cooperação técnica com o governo americano. As reuniões foram conduzidas por membros da Secretaria de Segurança Pública com representantes do Serviço de Segurança Diplomática dos EUA.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, o Comando Vermelho vem ampliando sua atuação em rotas internacionais de tráfico de cocaína, especialmente no norte do Brasil. Em contrapartida, o Rio de Janeiro tem interesse em combater o tráfico de armas, já que grande parte dos fuzis apreendidos no estado tem origem americana. Segundo a Polícia Militar, em 2023, foi apreendido um fuzil de fabricação americana a cada dois dias no estado.