A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Falsarius em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo desmantelar um grupo criminoso suspeito de ensinar e facilitar a aplicação de golpes digitais, por meio de um site ilegal chamado “Brasil Store”. A plataforma era utilizada para comercializar dados sigilosos de vítimas, que eram usados para abrir contas bancárias fraudulentas e realizar compras em nome de terceiros.
De acordo com as investigações, um dos membros do grupo, considerado peça-chave no esquema, oferecia cursos online onde ensinava técnicas para enganar pessoas. Os materiais incluíam informações detalhadas sobre a utilização de dados pessoais, contas bancárias e cartões clonados. O líder da organização criminosa foi preso na semana passada pela Polícia Civil de São Paulo, após se tornar alvo de ampla cobertura na imprensa.
Apesar dessa prisão, a Polícia Federal identificou outros possíveis integrantes do esquema e solicitou à Justiça medidas para aprofundar as apurações. A 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes expediu três mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em residências localizadas em Rio das Ostras.
Na operação, os agentes apreenderam seis pen drives, três laptops, um computador e dois telefones celulares. Esses dispositivos serão analisados para obter novas evidências sobre o funcionamento da organização e a extensão dos crimes cometidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Se condenados, as penas para esses delitos, somadas, podem ultrapassar 14 anos de prisão. A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente o esquema.
