De acordo com a dinâmica apresentada à polícia, os suspeitos vinham sendo monitorados enquanto cometiam furtos de estepes, macacos, chaves de roda e outros pertences deixados no interior de veículos. As equipes flagraram os envolvidos no momento em que transferiam o material furtado para uma caminhonete L200 branca, veículo que já constava nas informações levantadas durante a investigação.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam grande quantidade de materiais, entre eles nove rodas completas, kits de macaco e chave de roda, caixas de fogos, malas de viagem, mochila de camping, bolas, par de tênis, notebook, celulares, caixa de som, módulos veiculares, scanner, kit de codificação de chaves, diversas chaves automotivas, ferramentas, documentos, réplica de pistola, além de veículos utilizados na ação criminosa, incluindo um Fiat Palio prata, uma L200 branca e um quadriciclo sem placa.
Os quatro suspeitos, identificados como J. G. O. D. O., A. C. R. V., F. D. D. O. e F. D. R., todos com anotações criminais anteriores, foram conduzidos à 126ª Delegacia de Polícia, junto com todo o material apreendido e os veículos envolvidos.
Após análise da autoridade policial, os homens foram autuados pelos crimes de furto qualificado, com rompimento e concurso de pessoas (artigo 155 do Código Penal), e corrupção ativa (artigo 333), permanecendo presos à disposição da Justiça.
