Uma operação conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), PROCON-RJ, Delegacia do Consumidor (DECON), PROCON Rio das Ostras e Vigilância Sanitária resultou na apreensão de 180 litros de produtos irregulares em um depósito de bebidas no município. A ação foi motivada por denúncias anônimas recebidas pelo canal 151.
Durante a fiscalização, foram encontrados 100 litros de azeite falsificado e contrabandeado, além de 80 litros de cachaça sem rotulagem ou documentação fiscal, incluindo o registro do Ministério da Agricultura. Também foram apreendidos cigarros eletrônicos (VAPE) e cigarros falsificados.
Os agentes constataram ainda más condições de armazenamento no local, como a falta de paletes para separação dos produtos, bebidas sem identificação e higiene inadequada. O proprietário do estabelecimento foi conduzido à Cidade da Polícia para prestar esclarecimentos.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ressaltou que operações desse tipo visam proteger a saúde pública. “Produtos nessas condições são perigosos, pois não há como saber a origem ou validade”, afirmou. Ele também destacou a importância da participação da população. “Essa fiscalização aconteceu após um morador notar a chegada de um veículo carregado com garrafas de azeite diferentes e galões de cinco litros”, explicou.
Denúncias sobre práticas irregulares podem ser feitas pelos canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.
