Quatro pessoas morreram e 18 foram feridas em um incêndio que atingiu um abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade social no centro de São José dos Campos, no interior de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (10).
Segundo a Polícia Militar, o incêndio foi causado intencionalmente por um homem que foi preso em flagrante. De acordo com as investigações preliminares, a motivação seria uma desavença com um funcionário ou proprietário do local.
O fogo começou durante a madrugada na Rua Sebastião Hummel e rapidamente atingiu o prédio, que foi interditado. Entre as vítimas fatais, estavam dois homens e duas mulheres, com idades entre 50 e 61 anos.
Dos 18 sobreviventes, nove foram socorridos para a pronta-socorro da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, seis pessoas que estavam no abrigo eram acamadas, sem possibilidade de locomoção, e precisavam ser resgatadas pelas janelas.
A operação de combate às chamadas contou com 16 bombeiros, oito viaturas, além do apoio da Polícia Militar, Samu e Guarda Civil Municipal. O incêndio foi controlado ainda durante a madrugada.
A Comunidade Consoladora dos Aflitos, responsável pelo abrigo, manifestou pesar pela tragédia e reforçou o desejo de justiça. “Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas”, declarou a entidade em nota.
As causas do incêndio estão sendo investigadas pela Polícia Civil, que já confirmou a natureza criminosa do ato através de imagens do sistema de monitoramento da cidade. O suspeito preso já tinha passagens pela polícia.