A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6/2), a Operação Web Segura, com o objetivo de investigar crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo abuso sexual infantojuvenil na internet.
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A ordem judicial foi expedida pela 7ª Vara Criminal Federal.
As investigações começaram após policiais federais detectarem uma grande circulação de arquivos contendo exploração infantil em plataformas digitais. O suspeito, de 72 anos, teria compartilhado mais de 500 fotos e vídeos desse tipo na rede mundial de computadores.
Durante a ação, a PF apreendeu o computador, o celular e outros dispositivos de armazenamento utilizados pelo suspeito. Todos os equipamentos passarão por perícia técnica criminal para aprofundar as investigações.
O homem responderá por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vale lembrar que o armazenamento desse tipo de conteúdo já configura crime hediondo, independentemente do compartilhamento, e não permite fiança.