Dois balões irregulares foram apreendidos em diferentes pontos de Rio das Ostras neste domingo (17). As ações ocorreram no bairro Contorno e, posteriormente, no Centro da cidade. Ninguém foi preso.
No primeiro caso, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) encontraram um balão de aproximadamente dez metros ainda incandescente, que teve o fogo apagado com apoio de moradores da região. Já no Centro, equipes da Guarda Civil Municipal recolheram outro artefato irregular.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), somente em 2025 já foram registradas 119 ocorrências envolvendo balões, sendo 57 delas na capital. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que, neste ano, cinco situações colocaram aeronaves em risco no estado.
A prática de soltar balões é crime ambiental e oferece risco direto à segurança pública. Além da possibilidade de provocar incêndios, os artefatos podem atingir redes elétricas, áreas de mata e rotas de voo. Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia, no telefone (21) 2253-1177, ou pelo aplicativo Denúncia Já.
