Três praias de Cabo Frio foram consideradas impróprias para banho, segundo pesquisa recente divulgada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). As praias do Siqueira, do Forte e Palmeiras apresentaram resultados negativos em fevereiro. Além disso, outras praias da Região dos Lagos também foram avaliadas e algumas foram consideradas impróprias para banho. Araruama é a cidade com mais praias impróprias, totalizando oito: Seca, Nobres, Areal, Pontinha e Iguabinha. Em Saquarema, três praias foram consideradas poluídas, sendo as lagoas de Itaúna, Boqueirão e Saquarema. Já em Arraial do Cabo, duas praias, Monte Alto e Figueira, também foram consideradas impróprias para banho pelo Inea.
A prefeitura de Cabo Frio esclareceu que a questão da balneabilidade das praias está diretamente ligada ao saneamento básico, de responsabilidade da concessionária Prolagos. A concessionária, por sua vez, emitiu uma nota afirmando que a Estação de Tratamento de Esgoto na Praia do Siqueira está funcionando de acordo com a licença de operação e atende aos parâmetros da legislação ambiental. Além disso, a concessionária anunciou que irá investir R$ 50 milhões na conclusão do cinturão em torno da laguna.
A prefeitura de Saquarema esclareceu que a coleta feita pelo Inea ocorreu durante o período chuvoso e que é natural que a balneabilidade apresente resultados acima dos limites permitidos. Já a prefeitura de Arraial do Cabo afirmou estar acompanhando a situação dos locais e que é possível que as chuvas tenham afetado a balneabilidade.
Com informações de Click Diário