A Secretaria de Saúde de Cabo Frio enviou um memorando a todas as unidades de Saúde do município orientando os profissionais a relatar imediatamente casos suspeitos de intoxicação por metanol. Até o momento, não há registros na cidade, mas a medida atende à determinação do Ministério da Saúde, que recomenda a notificação imediata de qualquer suspeita.
No país, já foram registrados 22 casos: sete confirmados, 15 em investigação e quatro descartados. Um óbito foi confirmado, enquanto outros quatro seguem em análise. Todos os registros ocorreram em São Paulo.
Segundo a secretária Beatriz Trindade, “orientamos toda nossa equipe sobre como proceder em casos suspeitos e estamos atentos aos procedimentos indicados pelo Ministério. Neste momento, a informação precisa e urgente é primordial”.
O Ministério da Saúde orienta que os serviços de saúde definam o caso suspeito, avaliem o aspecto clínico, adotem condutas específicas para suspeitos ou confirmados e realizem a notificação adequada.
O quadro é classificado como suspeito quando, entre 12 e 24 horas após a ingestão de bebida alcoólica, o paciente apresenta sintomas como sensação prolongada de embriaguez, desconforto estomacal e alterações visuais.
A Prefeitura de Cabo Frio reforça que toda a população deve permanecer atenta a sintomas e procurar atendimento médico imediatamente caso suspeite de intoxicação.