Adolescente de 13 anos morre após ataque de tubarão na Praia Del Chifre, em Olinda

Por Vitor Lobo - Rio Janeiro

Publicado há 2 dias ago

Compartilhar no WhatsApp

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atacado por um tubarão na Praia Del Chifre, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, nesta quinta-feira (29). A vítima foi identificada como Deivson Rocha Dantas. Ele chegou a ser socorrido por banhistas e levado para o Hospital do Tricentenário, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda durante o trajeto.

🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!

Segundo o médico Levy Dalton, responsável pelo atendimento, o adolescente sofreu uma lesão grave em região com grande irrigação arterial no membro inferior, o que provocou perda intensa de sangue. “A lesão era bastante extensa e ele provavelmente perdeu muito sangue. O paciente já chegou à unidade sem vida”, informou.

Testemunhas relataram que Deivson estava brincando no mar com amigos quando foi mordido pelo tubarão, atingindo a região das nádegas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que banhistas prestam os primeiros socorros e colocam o adolescente em um carro particular para levá-lo ao hospital. Apesar das tentativas de reanimação, o óbito foi confirmado.

A Praia Del Chifre, localizada no bairro de Santa Tereza, próximo à divisa entre Olinda e Recife, possui histórico de incidentes com tubarões. De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), o local conta com quatro placas de alerta sobre o risco de ataques. Com a morte de Deivson, o número de vítimas fatais na praia chega a cinco nos últimos 20 anos, sendo o primeiro registro em junho de 2006.

A praia não possui barreiras naturais de proteção, o que favorece a formação de correntes de retorno, além de ser considerada imprópria para banho durante grande parte do ano devido à poluição e à presença de tubarões.

Com este caso, sobe para 82 o número de incidentes com tubarões registrados no litoral de Pernambuco desde 1992, quando os dados começaram a ser contabilizados pelo Cemit. Cerca de um terço desses ataques resultou em mortes. As praias com maior número de ocorrências são Boa Viagem e Piedade, seguidas por Del Chifre, em Olinda, e áreas do Cabo de Santo Agostinho.

O Cemit informa que existem atualmente 150 placas de sinalização alertando para áreas sujeitas a ataques de tubarão em todo o litoral pernambucano, sendo 13 em Olinda e quatro especificamente na Praia Del Chifre. A maioria das vítimas é composta por jovens e adultos do sexo masculino, em grande parte moradores do próprio estado.

Compartilhar no WhatsApp

Por Vitor Lobo - Rio Janeiro

Publicado há 2 dias ago

Compartilhe nas redes sociais:

Escolha sua cidade

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.