O festival Janeiro Musical começa nesta sexta-feira (10), na Praça do Sindicato, em Arraial do Cabo. O evento promete ser um marco cultural na cidade. Com organização da Prefeitura, a festa trará uma programação diversificada com grandes nomes da música brasileira, talentos locais e edições especiais das feiras do Xaréu e da Massambaba, que combinam artesanato e gastronomia regional.
Nesse sentido, em entrevista ao CIC7 Notícias, o secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu, destacou o planejamento por trás do evento. De acordo com ele, é um objetivo da gestão manter o munícipio aquecido após a bem-sucedida festa de virada do ano.
“A gente entregou um dos maiores réveillons do estado. Criamos três pontos de evento com estruturas grandes no Centro e nos distritos de Figueira e Monte Alto, para atender toda a região. Janeiro Musical segue essa mesma linha, trazendo música de qualidade, como MPB tradicional e artistas renomados, para contemplar tanto os moradores quanto os visitantes e turistas que estão na cidade”, declarou o secretário.
Dessa forma, Chuchu ressaltou a importância de descentralizar os eventos, valorizando todas as áreas de Arraial. “Pela primeira vez, vamos levar um artista renomado para um distrito em janeiro. Isso mostra que a descentralização do turismo existe e que o trabalho em Arraial do Cabo está alcançando todo o município. Nosso objetivo é fomentar o turismo nos distritos, que têm praias lagunares de referência no Brasil”, pontuou.
Programação musical e cultural

O evento começa na Praça do Sindicato, no Centro, nesta sexta-feira (10), com a apresentação da banda cabista Solariz, às 18h, seguida pelo show do cantor Leoni. No sábado (11), a praça recebe o cantor local Will Galdino e o sambista Leandro Sapucahy, com início às 18h.
No dia 18, o Janeiro Musical chega ao distrito de Monte Alto, onde o público poderá assistir ao show de abertura do Pagode do Enseada, seguido pela apresentação de Milton Guedes. A programação se encerra no dia 25, novamente na Praça do Sindicato, com as apresentações de Rubinho e Cláudio Zoli, a partir das 18h.

Além dos shows, os eventos contarão com as edições das tradicionais feiras de artesanato e gastronomia locais. A Feira do Xaréu será na Praça do Sindicato nos dias 10, 11 e 25. Enquanto isso, a Feira da Massambaba será realizada no distrito de Monte Alto no dia 18.
Por fim, Chuchu pontuou o que acredita que o evento é: “o Janeiro Musical é muito mais do que um festival. É uma forma de mostrar ao mundo a riqueza do nosso povo. São músicos com vozes marcantes, artesãos que transformam o simples em arte e chefs que traduzem o sabor cabista em pratos inesquecíveis. Arraial do Cabo vai além das praias paradisíacas. Somos uma cidade feita de cultura, criatividade e paixão”, afirmou Chuchu.

