Política em Off: Veja os bastidores exclusivos da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (9)

Por Coluna Politica OFF - Rio Janeiro

Publicado há 1 semana ago

Compartilhar no WhatsApp

TEMPESTADE PERFEITA

Desde que assumiu o governo de Cabo Frio, há quase um ano, se teve uma coisa que a prefeita Magdala Furtado (PV) não teve, foi tranquilidade. Diversos desgastes – internos e externos – abalaram bastante a administração pública, que apesar do baixo volume de entregas, parecia, minimamente, mais azeitada sob a gestão de José Bonifácio (1945 – 2023). Agora, tem aqui um novo fato que promete arrebentar de vez a corda para o lado de Magdala. Isso porque a Justiça determinou a suspensão de contratos temporários da Prefeitura de Cabo Frio, além da exoneração de todos os cargos comissionados considerados inconstitucionais. O clima é de apreensão entre os servidores desde que o Cic7 Notícias publicou a decisão, em primeira mão, na tarde desta terça-feira (9).

DE VOLTA AOS TEMPOS DO DOUTOR?

A situação até chega a remeter ao corte de mais de 1.200 servidores comissionados que o ex-prefeito Dr. Adriano promoveu há exatos 4 anos, em 2020. No entanto, na época, o motivo foi uma tentativa de enxugar os gastos por conta da queda na arrecadação. A situação que a nova decisão deve provocar na gestão é um pouco mais grave e pode atingir praticamente todos os servidores comissionados e contratados, deixando apenas os concursados. A Prefeitura foi procurada para comentar e disse que, assim que for notificada oficialmente, tomará as medidas cabíveis. Mas, cá entre nós, fato é que, a menos de três meses das eleições, a última coisa que uma pré-candidata à reeleição precisava era um revés dessa magnitude na Justiça.

CAMINHADAS DE PEÇANHA

Ainda em Cabo Frio, na noite desta segunda-feira (8), o pré-candidato a prefeito Rafael Peçanha (REDE) caminhou pelo Jardim Esperança ao lado de alguns dos coordenadores do Projeto “Se Cabo Frio Fosse Nossa”. O objetivo foi conversar com moradores e comerciantes sobre os principais problemas do bairro. De acordo com Peçanha, foram inúmeras reclamações durante a agenda. As principais foram em relação à pavimentação, falta de sinalização, falta de estrutura do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, problemas no ordenamento e na mobilidade urbana, além dos alagamentos.

PCCR APROVADO EM 1º TURNO

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores municipais de Búzios foi aprovado em primeiro turno, por unanimidade, na sessão da Câmara desta terça-feira (9). O Projeto de Lei Complementar 05/2024 ainda deverá passar por segunda votação na Casa Legislativa. O plano tem como diretrizes a valorização e desenvolvimento profissional do servidor público – possibilitando o estabelecimento de trajetória das carreiras, mediante crescimento vertical (por tempo de serviço) e horizontal (por capacitação profissional de escolaridade) – e a mobilidade funcional, permitindo a prestação de serviços públicos de excelência. O vencimento base inicial para os servidores públicos efetivos está estabelecido no Anexo II desta Lei. A revisão anual também é garantida, sempre na mesma data, sem distinção de índice, conforme legislação municipal específica. De acordo com a proposta, a Lei Complementar entra em vigor a partir de 1° de janeiro de 2025, devendo ser revisada a cada 2 anos. Servidores presentes na Câmara comemoram a aprovação do PLC.

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATO I

Como já virou rotina em Saquarema, a noite desta terça-feira (9) foi de reunião política. O diretório municipal do PL recebeu o lançamento de mais uma pré-candidatura a vereador. A prefeita, Manoela Peres (PL), e o ex-chefe do Executivo Antônio Peres (PL) prestigiaram a ocasião. Além deles, naturalmente, também participaram as pré-candidatas à prefeita e vice apoiadas pelo grupo, Lucimar Vidal (PL) e Drª Raquel (SDD), respectivamente.

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATO II

Além de Manoela Peres, tem mais prefeito do PL engajado nas pré-candidaturas à vereança. Em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) foi um dos presentes na reunião que marcou o lançamento do pré-candidato Alberto Habib (UNIÃO). O encontro ocorreu nesta terça-feira (9), em uma academia no bairro Balneário.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Uma matéria do jornal argentino La Nacion está dando o que falar nos principais sites brasileiros. O veículo destacou Arraial do Cabo como um dos lugares mais paradisíacos do Brasil. Quem comemorou a publicação nas redes sociais foi o prefeito cabista, Marcelo Magno (PL). “E pensar que a gente mora nesse paraíso! Que orgulho de ser cabista”, afirmou. Mais um destaque pra conta do Cabo, hein?

FLIG VEM AÍ

A Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG) começa nesta sexta-feira (12), às 8h, e o prefeito, Vantoil Martins (CID), já engatou na divulgação do evento. Nesta terça-feira (9), o chefe do Executivo compartilhou um vídeo institucional convidando para a feira, que será na Praça da Estação, com encerramento no sábado (13). Além disso, Vantoil anunciou uma novidade. A Prefeitura concedeu um cartão magnético com crédito de R$ 70 para os alunos irem às compras nas livrarias. Bacana, né?

PRÉ-CAMPANHA DE DANI

Em Araruama, a pré-campanha de Daniela de Lívia (MDB) à Prefeitura segue embalada, com agenda todos os dias. Mas não é só ela que está engajada, não. A atual prefeita, Lívia de Chiquinho (REP), também tem se empenhado nas reuniões da prima e participou, por exemplo, nesta terça-feira (9), de uma roda de conversa com a pré-candidata a vereadora Gil Guerreira no Engenho Grande. Na noite de segunda-feira (8), por sua vez, Daniela promoveu uma “oficina de ideias”, ao lado do vereador Amigo Walmir (MDB), na Vila Capri.

REUNIÃO DE PRÉ-CANDIDATOS

Enquanto isso, a pré-candidata a prefeita da oposição Penha Bernardes (PL) também tem feito suas reuniões. Nesta segunda-feira (8), a vereadora começou a semana ao lado dos pré-candidatos à vereança que a apoiam. O encontro foi no diretório municipal do PL, no Centro da cidade. Os vereadores de mandato Aridinho (PL), Sylvinha Corrêa (UNIÃO) e Elói Ramalho (SDD) marcaram presença, assim como o ex-prefeito André Mônica (UNIÃO), o ex-vice-prefeito Anderson Moura (PL), a ex-vereadora Valéria Amaral (PDT) e o líder sindical Luís da Saúde (PDT).

Compartilhar no WhatsApp

Por Coluna Politica OFF - Rio Janeiro

Publicado há 1 semana ago

Compartilhe nas redes sociais:

Search
Close this search box.

Fique por dentro de todas as notícias pelo WhatsApp!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais recentes sobre a sua cidade, acesse e fique por dentro das noticias mais recentes que acontecem no dia a dia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.