João Paulo Bragança, filho da Secretária de Saúde de Araruama, Ana Paula Bragança, foi nomeado para o cargo de Assessor Técnico na Secretaria de Saúde local. Além disso, ele é namorado de Raiana Alcebides, Vice-Prefeita de Araruama. De acordo com fontes ligadas à Secretaria de Saúde, João está seguindo ordens do marido da Prefeita, Francisco Ribeiro, vulgo “Chiquinho de Lívia”.



Em 27 de fevereiro de 2023, durante a coibição do jornalista Vitor de Paula, que tentava gravar as grandes filas na UPA de Araruama, João foi responsável por coagir o jornalista. Na ocasião, ele chegou em um carro oficial da Secretaria de Saúde. Vale destacar que, na época, João ainda não era funcionário da prefeitura, como é evidenciado no ato de nomeação obtido pelo portal CIC7 Notícias. Sua nomeação foi efetivada em 1 de março de 2023.

O nepotismo é um crime e sua prática pode prejudicar a transparência e a ética na administração pública. Em 2018, o ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi acusado de nomeação nepotista após indicar sua filha para um cargo na pasta. O caso chamou a atenção da sociedade e gerou debate sobre o assunto.
A população de Araruama vem enfrentando graves problemas no setor de saúde, como a falta de médicos, filas intermináveis para atendimento e desabastecimento de insumos e medicamentos. Essas questões afetam diretamente a qualidade de vida da população e são ainda mais graves quando se considera o fato de que a saúde é um direito fundamental. Casos de nepotismo como a nomeação do filho da secretária de saúde para um cargo estratégico na secretaria, sem que ele tenha qualificação técnica para ocupá-lo, prejudicam ainda mais a administração pública e deixam a população ainda mais vulnerável. O nepotismo é uma prática que vai contra os princípios de meritocracia e transparência e precisa ser combatido para garantir a eficiência da administração pública e o bem-estar da população.
- LEIA TAMBÉM: Saúde em Araruama: Dona Eduarda ficou 14h na fila e saiu sem sua consulta marcada. Assista o relato:
Nossa redação tentou contatar os citados na matéria, mas até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta. Deixamos o espaço aberto para manifestações.
Veja o documento de nomeação de João Bragança: