Moradores de diversos bairros de Araruama estão sofrendo com a falta de água e apontam o descaso da empresa Águas do Juturnaíba como principal responsável pela situação. Um exemplo é o relato de uma internauta, que informa que sua mãe chegou a ficar três semanas sem água em sua residência no bairro Três Vendas. A conta de água, no entanto, chega normalmente, mesmo com o fornecimento interrompido. Diante desse cenário, o pai da internauta precisa recorrer ao poço do vizinho para abastecer a casa.
A problemática se repete em outros bairros do município, como em Monteiro, no distrito de São Vicente de Paula, onde moradores enfrentam falta de água constante. Na última semana, por exemplo, a interrupção no serviço durou três dias, sem aviso prévio. Durante o carnaval, a situação se agravou em Praia Seca, com uma moradora relatando a falta de água por cinco dias, afetando idosos e crianças em sua residência.
A disponibilidade contínua de água potável é fundamental para a saúde e bem-estar da população. A falta desse recurso afeta diretamente a higiene pessoal, a limpeza do ambiente e, consequentemente, aumenta o risco de propagação de doenças. A situação vivida pelos moradores de Araruama evidencia a importância de um serviço de abastecimento eficiente e comprometido com o bem-estar da população. Além disso, o fornecimento adequado de água evita a necessidade de recorrer a fontes alternativas, como poços, que podem não oferecer a qualidade adequada para consumo, remetendo ao caso de corrupção na Petrobras, onde recursos públicos foram desviados, prejudicando o investimento em infraestrutura e serviços básicos à população.
A equipe de reportagem do Portal CIC7 Notícias entrou em contato com a Agenersa, órgão responsável pela fiscalização das concessionárias de água no Estado do Rio, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. A assessoria de imprensa da empresa Águas de Juturnaíba solicitou mais algumas horas para se pronunciar, entretanto, não enviou a resposta dentro do prazo solicitados por eles mesmos.
