Policiais civis da 15ª DP (Gávea) desarticularam, nesta quarta-feira (19), uma quadrilha especializada em roubos e furtos de celulares na Zona Sul do Rio de Janeiro, com atuação em bairros como Gávea, Jardim Botânico e Lagoa. Seis pessoas foram presas durante a operação.
De acordo com a investigação, os criminosos utilizavam motocicletas para abordar pedestres e motoristas, subtraíam aparelhos e outros objetos de valor, principalmente joias de ouro, e ameaçavam as vítimas para obter senhas de celulares. Após os roubos, os produtos eram comprados em lojas e plataformas digitais usando contas de terceiros, entregues em comunidades ou residências de familiares, e posteriormente revendidos por valores abaixo do mercado.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
No caso das joias, ourives de comunidades dominadas pelo Comando Vermelho compravam o ouro por preços inferiores para revenda ou confecção de peças que os próprios criminosos ostentavam. A operação, que começou na terça-feira (18), também mirou receptadores, intermediários e aqueles que forneciam contas ou endereços para a circulação dos produtos ilícitos.
A ação faz parte da “Operação Rastreio”, iniciativa do estado do Rio para combater toda a cadeia criminosa ligada ao furto e receptação de celulares, que já resultou na recuperação de mais de 12,5 mil aparelhos e prisão de mais de 730 envolvidos. As investigações continuam para desarticular o fluxo financeiro e logístico da quadrilha.
