A Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (FIPAC) informou que termina nesta sexta-feira (21) o prazo para que embarcações de turismo e barcos-táxi regularizem o cadastramento obrigatório para utilização da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos. A exigência está prevista na Resolução FIPAC nº 30/2025 e vale para todas as embarcações que realizam transporte de passageiros no local.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
Para garantir o atendimento dos responsáveis pelas embarcações, a FIPAC organizou um plantão especial em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quinta (20), e do ponto facultativo na sexta (21). O expediente será realizado das 8h às 12h em ambos os dias, exclusivamente para o processo de cadastramento.
De acordo com Adriano Oliveira, coordenador de Segurança e Fiscalização da FIPAC, o objetivo é reforçar o controle e a segurança do transporte marítimo antes do aumento da circulação de turistas no verão.
“Vai se iniciar agora o período de verão, e a gente tem um fluxo de turistas que aumenta muito. Buscamos essa medida para colaborar com a segurança e o bem-estar dos visitantes, garantindo que só operem embarcações que estejam com toda a documentação exigida em dia”, afirmou.
A FIPAC reforça que o cadastro é obrigatório para embarcações de transporte de passageiros, incluindo barcos-táxi e embarcações de turismo regular. Quem não se cadastrar dentro do prazo terá o acesso aos píeres suspenso imediatamente e não poderá realizar embarque e desembarque de passageiros na Marina dos Pescadores.
A política de recadastramento ocorre anualmente com a aproximação da alta temporada, como forma de manter controle atualizado sobre as operações de turismo marítimo no município.
O atendimento aos barqueiros é realizado na sede da FIPAC, dentro da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos.
