O corpo de Marcelo Neves, presidente da Associação de Ciclistas de São Pedro da Aldeia, está sendo velado na manhã deste domingo (19) na Escola Cívico-Militar, às margens da RJ-140, em São Pedro da Aldeia. Símbolo da luta por mais segurança nas vias da Região dos Lagos, Marcelo morreu após ser atropelado durante uma pedalada no bairro Campo Redondo, na manhã de sábado (18).
O clima é de profunda comoção. Desde as primeiras horas do dia, amigos, familiares e companheiros de pedal se reúnem para prestar as últimas homenagens. O corpo será sepultado no fim da manhã, após uma cerimônia com discursos e orações em tributo ao ciclista.
Paralelamente, ciclistas da região organizam uma manifestação simbólica no local do acidente, pedindo mais segurança e políticas públicas eficazes para a proteção dos ciclistas. Faixas com pedidos de justiça e apelos por respeito no trânsito foram estendidas ao longo da RJ-140.
Marcelo era reconhecido por seu engajamento e liderança em causas voltadas à mobilidade segura. À frente da associação, promovia campanhas educativas, cobrança por ciclovias e ações de conscientização voltadas a motoristas e pedestres.
De acordo com a Polícia Civil, a motorista envolvida no atropelamento realizou o teste de alcoolemia, que deu negativo, e prestou depoimento na 126ª DP (Cabo Frio), onde o caso foi registrado. As investigações seguem em andamento.
A morte de Marcelo Neves comoveu toda a Região dos Lagos e reacendeu o debate sobre a falta de estrutura cicloviária na RJ-140 — uma das rodovias mais movimentadas da região, utilizada diariamente por ciclistas e trabalhadores.
