Imagens de câmeras corporais flagraram oito policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) revirando uma casa no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, e levando pertences do local durante a Operação Caixinha, realizada em 15 de janeiro.
🚨 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de whatsapp e receber todas as notícias da cidade em primeira mão!
Nas gravações, os militares aparecem abrindo armários e gavetas, experimentando perfumes, avaliando roupas de marca e separando tênis de grife. Parte dos itens foi colocada em mochilas que carregavam. Um dos agentes chegou a brincar que, se estivesse com a viatura, teria levado também uma caixa de som: “Se estivesse com a viatura, levava a JBL”, disse.
A Corregedoria da Polícia Militar abriu investigação e afastou os policiais da atividade externa. O caso foi encaminhado ao Ministério Público que atua na Auditoria da Justiça Militar. As imagens foram reveladas pelo blog True Crime, do jornal O Globo, que cedeu o material ao g1.
A operação tinha como alvo a estrutura financeira do Comando Vermelho (CV) e mirava o traficante Fhillip Gregório da Silva, conhecido como Professor, apontado como fornecedor de armas da facção. Apesar do objetivo da ação, a conduta dos policiais dentro da residência destoou da finalidade prevista.
Nos vídeos, os agentes aparecem também bebendo energético encontrado na geladeira, comentando sobre o valor de tênis Nike Shox, borrifando fragrâncias importadas e até fazendo piadas sobre a busca por um videogame: “Se alguém achar um Playstation, me avisa”.
O caso segue sob apuração do Ministério Público e da Corregedoria da PM.