A Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, interditou, nesta semana, um consultório odontológico que apresentou condições inconvenientes para oferecer atendimento seguro à população. O local já havia sido notificado em benefícios anteriores, mas continuou com sérios problemas estruturais e sanitários.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram infiltrações nas instalações e falhas nos processos de esterilização de materiais, um grave risco para a saúde dos pacientes. A equipe da Vigilância também constatou que os protocolos de biossegurança não estavam sendo cumpridos de maneira adequada, o que aumentava as chances de contaminação.
O estabelecimento foi notificado diversas vezes para que cumprisse as normas ordinárias, mas diante da persistência das irregularidades, a Vigilância Sanitária decidiu pela interdição do local até que todas as exigências fossem cumpridas.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, ressaltou a atuação do órgão no cumprimento das normas de segurança. “A Vigilância trabalha, prioritariamente, com ações educativas, fiscalização e orientação para a promoção da saúde. No entanto, em casos como esse, é necessária a adoção de medidas punitivas”, afirmou.
Medidas de biossegurança em consultórios odontológicos
A Vigilância Sanitária reforça a importância de os profissionais odontológicos seguirem rigorosamente as medidas de prevenção e controle de infecção, a fim de minimizar a transmissão de microrganismos durante os atendimentos. A agência ainda lembra que pacientes que identificarem irregularidades podem denunciar a situação através do e-mail [email protected] .
