Uma mulher de 46 anos foi detida nesta segunda-feira (27) em Rio das Ostras por exercer ilegalmente a profissão de terapeuta ocupacional. Ela atendia crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma clínica da cidade, utilizando documentos e diplomas falsos para validar sua atuação.
De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado do Rio de Janeiro (Crefito-2), a suspeita apresentou carteirinhas de registro profissional do Crefito-2 e do Crefito-4, de Minas Gerais, para ingressar na clínica. No entanto, os números de registro estavam vinculados a uma profissional de São Paulo que deu baixa no conselho na década de 1990.
As investigações apontam que a falsa terapeuta também utilizava diplomas forjados para enganar tanto os pacientes quanto os gestores do local onde trabalhava. As autoridades acreditam que ela tenha atendido diversas crianças sem possuir a formação necessária para oferecer o suporte especializado.
A mulher foi detida e conduzida à delegacia da região. Além do crime de exercício ilegal da profissão, ela poderá responder por falsificação de documentos públicos e privados, além de estelionato.
