O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o idealizador da proposta de criar uma moeda única para o bloco econômico Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A revelação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, durante uma entrevista à TV Brics. O tema surgiu na Cúpula do Brics em Joanesburgo, em 2023.
Segundo Lavrov, Lula iniciou a discussão sobre sistemas de pagamento alternativos durante a cúpula, tema que foi incorporado à Declaração de Joanesburgo. Em resposta à iniciativa de Lula, ministros das finanças e chefes de bancos centrais dos países membros começaram a trabalhar na questão. “Houve progresso, mas é necessário concluir esse trabalho para que já existam mecanismos prontos para uso”, afirmou Lavrov.
Lavrov também mencionou que Lula deve continuar a priorizar a criação da moeda única dentro do Brics, fortalecendo a cooperação financeira entre os países membros e reduzindo a dependência do dólar americano.
A proposta de uma moeda do Brics provocou uma reação firme do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em resposta à iniciativa, Trump ameaçou impor “tarifas de 100%” sobre os países que decidirem negociar fora do dólar ou aderirem à nova moeda. “A ideia de que os países Brics estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados e observamos acabou”, declarou Trump. “Exigimos um compromisso destes países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar norte-americano.”
Trump alertou que qualquer país que tentar usar outra moeda em vez do dólar “perderá o direito de fazer negócios com os Estados Unidos”. Ele reforçou: “Dólar ou eles enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às negociações com a maravilhosa economia norte-americana. Eles podem procurar outro otário!”
